Ao longo desta semana estão sendo realizados diversos debates em Londrina e palestras para marcar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Nesta segunda-feira (11/11) pela manhã foi aberta a conferência sobre a “Lei 10.639/03 – Os Direitos Humanos e o Combate ao Racismo”, no auditório do CCH da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo do Ministério Público em Londrina e a UEL estão entre os realizadores do evento.
Amanhã (dia 12), será realizada uma homenagem a Dona Vilma Santos de Oliveira, Yá Mukumby, líder do movimento negro em Londrina que foi morta em agosto deste ano. Pela manhã, será realizada mesa redonda sobre a cultura negra como expressão de luta e de vida (professor Kennedy Piau Ferreira, da UEL, Bernardo Pellegrine, ex-secretário municipal de Cultura, e professor Edgar de Abreu). À tarde, será apresentado o documentário o Atlântico Negro na rota dos Orixás – Debates. E, à noite, uma conferência com o tema “O Racismo institucional e repercussão criminal do racismo”, com o promotor de Justiça Paulo César Vieira Tavares.
No dia 13 será realizada uma mesa redonda sobre a religião de matriz africana e a religião na África, com a participação dos professores doutores Acácio Sidinei Almeida (PUC/SP) e Teresinha Bernardo (PUC/SP), com a coordenação do professor doutor Fábio Lanza, da UEL. Durante a tarde será realizada uma oficina sobre a história e a prática da capoeira e, à noite, a conferência de encerramento será sobre “As políticas governamentais e a lei 10.639/03”, com o ex-presidente da Fundação Palmares.
Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo site: www.uel.br/eventos/insc/?id=1069
Fonte: Site MP/PR