MP/PR

INFÂNCIA E JUVENTUDE – Seminário discutiu alternativas para o problema da violência

“Infância, Juventude e Violência: buscando alternativas para respostas rápidas e eficientes” foi o tema do seminário promovido nesta sexta-feira (4) pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação (CAOPCAE) e do CEAF, com apoio do Tribunal de Justiça, por meio do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ).

O evento foi aberto pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, em mesa que contou com a presença da coordenadora do CEAF e subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Samia Saad Gallotti Bonavides, do ex-procurador-geral de Justiça e coordenador do Centro de Apoio das Promtorias de Direitos Humanos, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Edina Maria Silva de Paula, da delegada de Polícia da Secretaria Executiva da Polícia Civil, Nilcéia Ferraro da Silva, da presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PR, Maria Christina dos Santos, além do juiz de Direito Fábio Ribeiro Brandão, coordenador do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e Juventude, e do promotor de Justiça, Murillo José Diagiácomo, também organizadores do evento.

Ainda pela manhã, foi discutido o tema: “Implementando o SINASE em âmbito municipal: da imediata intervenção da “rede de proteção à criança e ao adolescente” aos Planos de Atendimento Socioeducativo”, com a participação da promotora de Justiça de Danielle Cristine Cavali Tuoto, da procuradora de Justiça e presidente do CEDCA, Edina Maria Silva de Paula, do juiz de Direito da Infância e da Juventude, de Cascavel, Sergio Luiz Kreuz e do coordenador do CONSIJ, Curitiba, Fábio Ribeiro Brandão.

À tarde, o “Conhecimento científico, “boa técnica” e falsas memórias: desafios para a escuta qualificada de crianças e adolescentes que, supostamente, sofreram violência sexual” foi tema de palestra de Lilian Milnitsky Stein, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC, de Porto Alegre. Na sequência, Angelita Machado Rios, médica legista do Instituto Geral de Perícias, também de Porto Alegre, falou sobre a “Implantação de rotinas de avaliação de crianças e adolescentes que, supostamente, sofreram violência sexual”. Foram debatedores o promotor de Justiça Murillo José Digiácomo, e a delegada Nilcéia Ferraro da Silva.

O evento terminou com palestra sobre “Estrutura e funcionamento do NUCRIA-Curitiba e do Setor de Psicologia Jurídica da Delegacia do Adolescente: a necessária articulação com a “rede de proteção à criança e ao adolescente” e o Sistema de Justiça”, com Luciana de Novaes, delegada titular do NUCRIA-Curitiba, e Lilian Mara Gheno, psicóloga da Delegacia do Adolescente, da capital, tendo como debatedora a promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Beatriz Spindler de Oliveira Leite.

O evento, voltado a integrantes do MP-PR, magistrados, delegados da Polícia Civil, técnicos da Magistratura, técnicos da Polícia Civil, membros dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, gestores públicos, advogados, defensores públicos e profissionais com atuação na área da criança e do adolescente, foi realizado no Auditório Ary Florêncio Guimarães, no Edifício Sede do Ministério Público, em Curitiba, também com transmissão ao vivo via webcast.

Abertura do evento
Abertura do evento, com o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia


Samia Saad Gallotti Bonavides


Olympio de Sá Sotto Maior Neto


Murillo José Digiácomo


Edina Maria Silva de Paula


Delegada Nilcéia Ferraro da Silva


Advogada Maria Christina dos Santos


  Danielle Cristine Cavali Tuoto, Sergio Luiz Kreuz, Fábio Ribeiro Brandão e Edina Maria Silva de Paula


Promotora Danielle Tuoto


Lilian Milnitsky Stein


Angelita Machado Rios, Nilcéia Ferraro da Silva e Murillo José Digiácomo


Angelita Machado Rios


Luciana de Novaes e Lilian Mara Gheno

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. INFÂNCIA E JUVENTUDE – Seminário discutiu alternativas para o problema da violência. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/infancia-e-juventude-seminario-discutiu-alternativas-para-o-problema-da-violencia/ Acesso em: 06 jul. 2025
Sair da versão mobile