MPF

PRE/DF consegue barrar 14 candidaturas irregulares no Distrito Federal

Dos 22 candidatos que tiveram seus pedidos de registro de candidatura impugnados pela Procuradoria Regional Eleitoral no DF, 14 podem ter problemas para continuar a campanha para estas eleições. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral no DF negou registro a esses candidatos, que terão de recorrer ao TSE se quiserem continuar no pleito. Desses, 7 foram barrados por conta da Lei da Ficha Limpa.

Entre os que tiveram registro negado, estão os candidatos a governador do DF, José Roberto Arruda (PR), Perciliane Marrara (PCO) e a candidata a deputada federal, Jaqueline Roriz (PMN). Enquanto couber recursos, a lei assegura que os candidatos podem continuar com a campanha, arrecadar recursos e ter o nome inscrito na urna.

“O MPE avaliou positivamente a atuação em relação à Lei da Ficha Limpa, o que foi possível em razão da criação de uma base de dados nacional contendo as decisões judiciais que poderiam gerar inelegibilidades”, destacou o procurador regional eleitoral no DF, Elton Ghersel.

Os candidatos Maria de Lourdes Abadia, Christianno Nogueira Araújo, José Paulo Santos e Maria José da Conceição Maninha, concorrentes aos cargos de deputada federal e deputados distritais, respectivamente, conseguiram obter o registro no Tribunal. O Ministério Público Eleitoral, entretanto, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral para tentar reverter as decisões. Já quanto ao candidato a Senador Expedito Carneiro de Mendonça, inicialmente impugnado, a PRE/DF acabou concordando com o pedido de registro, que foi aceito pelo TRE/DF.

Odilon Batista de Souza Netto, candidato a deputado distrital, renunciou à candidatura, e Rosilene Pereira da Costa, também candidata à distrital, teve o pedido de registro julgado prejudicado pelo TRE/DF.

O Ministério Público Eleitoral também se manifestou a favor do indeferimento do registro aos candidatos do PPS, pelo não cumprimento da cota mínima exigida de 30% para concorrentes do sexo feminino. Por não terem cumprido a regra, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o registro a todos os candidatos a deputados distritais da legenda.

Confira o balanço da PRE-DF sobre o julgamento das impugnações

Candidatos barrados com base na Lei da Ficha Limpa: José Roberto Arruda (Governador), Jaqueline Maria Roriz (Deputada Federal), Aylton Gomes Martins (Deputado Distrital), Célia Maria de Sousa (Deputada Distrital), Juarêz de Paula Santos (Deputado Distrital), Marco Antônio Leal da Silva (Deputado Distrital), Vandercy Antônia de Camargos (Deputada Distrital)

Candidatos barrados por ausência de prestação de contas das últimas eleições: Percilliane Marrara Silva (Governadora), Mauro Rogério Gomes Pessanha (Deputado Federal), Almiro Dias Fiusa (Deputado Distrital), Cleuza Borges dos Santos (Deputada Distrital), Luiz André Solano Roriz (Deputado Distrital), Maria de Lourdes Silva (Deputada Distrital), Maristella Daher (Deputada Distrital), Josué Souza Loiola (Deputado Distrital)

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional Eleitoral no DF
(61) 3317-4583 / 4862
www.prr1.mpf.mp.br
Twitter: @MPF_PRR1

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. PRE/DF consegue barrar 14 candidaturas irregulares no Distrito Federal. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/pre-df-consegue-barrar-14-candidaturas-irregulares-no-distrito-federal/ Acesso em: 22 dez. 2024
Sair da versão mobile