O deputado Adolfo Brito (PP) está apoiando a mobilização contra o fechamento da rota de desvio do pedágio da Coviplan instalado na BR 386, em Soledade. Nesta terça-feira (23), às 18h, acontecerá uma audiência pública, na Prefeitura Municipal de Soledade, sobre a interrupção do trajeto, realizado no último dia 15 por determinação da Justiça Federal.
O trecho interrompido tem pouco mais de três quilômetros, e era usado principalmente por produtores rurais da região. Conforme Brito, o Ministério Público Estadual já entrou com ação cível para liberar os motoristas de Soledade e região do pagamento do pedágio. “A concessionária está preocupada apenas com seus lucros, mas aquela estrada é necessária para o deslocamento da produção e para a circulação de máquinas até as lavouras, uma vez que o tráfego desse tipo de veículo não é permitido em rodovias.”
A respeito desse assunto, Brito reiterou que um projeto de sua autoria já está tramitando na Assembleia Legislativa, e deve ser votado ainda neste ano, para garantir a isenção do pagamento para os motoristas com carros emplacados em municípios que são sede de praças de pedágio, como Soledade. Atualmente, o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.
Fonte: AL/RS