TSE

Ministro mantém nova eleição em Santa Rosa da Serra (MG)

Decisão do ministro Fernando Gonçalves (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mantém as eleições suplementares em Santa Rosa da Serra (MG) para o próximo dia 18 de outubro.

A decisão foi dada em um mandado de segurança apresentado pelos diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Os partidos pretendiam invalidar a resolução do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que estabeleceu a data das novas eleições.

O argumento dos partidos é de que outra eleição não pode ser realizada antes de ser analisado um recurso que contesta a cassação do prefeito e vice-prefeito eleitos em 2008, Walter Pereira da Silva e Orivaldo José da Silva, respectivamente. Eles foram cassados pelo TRE mineiro por compra de votos e abuso de poder econômico.

Primeiramente, o ministro Fernando Gonçalves ressaltou que não cabe mandado de segurança neste caso. Ele explicou também em sua decisão que há um outro recurso que contesta as novas eleições, portanto, deve-se aguardar seu julgamento.

O ministro acrescentou que somente seria possível admitir um mandado de segurança se fosse contra uma decisão ?teratológica? o que não é o caso. E, por fim, disse que a decisão do TRE de realizar novas eleições ?não gera direito líquido e certo que viabilize a impetração de mandado de segurança e, nele, o deferimento de liminar para suspender a realização de novas eleições municipais determinada pelo regional?.

Processo relacionado:
MS 4245

CM/BA


Fonte: TSE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministro mantém nova eleição em Santa Rosa da Serra (MG). Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tse/ministro-mantem-nova-eleicao-em-santa-rosa-da-serra-mg/ Acesso em: 19 jan. 2026
Sair da versão mobile