TCU

TCU identifica sobrepreço em obras da Arena da Amazônia





O Tribunal de Contas da União (TCU) detectou sobrepreço de aproximadamente R$ 86,5 milhões nas obras de construção da Arena da Amazônia, em Manaus (AM). O Tribunal determinou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não libere mais que 20% do valor total do financiamento para o Estado do Amazonas até que o sobrepreço seja eliminado. O TCU condicionou ainda a liberação do restante dos recursos à apresentação de novo orçamento com correção dos erros e à assinatura de termo aditivo formalizando as alterações no projeto e no custo da obra.

O superfaturamento foi detectado na duplicidade de pagamentos de mão de obra e estimativas de gastos excessivos com cimento, dutos de ar-condicionado, vergalhões e guindastes. As irregularidades foram constatadas durante a fiscalização da operação de crédito relativa à construção da Arena da Amazônia, formalizada entre o BNDES e o Governo do Estado do Amazonas, que se insere no esforço para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

O TCU continuará monitorando as ações do BNDES para o financiamento da Arena. Cópia da decisão foi encaminhada ao Banco, ao governo estadual e aos demais órgãos de controle envolvidos na fiscalização relativa à Copa de 2014. 

 O ministro Valmir Campelo foi o relator do processo.
 
Serviço:
Leia a íntegra da decisão no link abaixo.
Acórdão: 893/2012 – Plenário
Processo: TC 006.662/2011-0
Sessão: 18/4/2012
Secom – LA
Tel.: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TCU identifica sobrepreço em obras da Arena da Amazônia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcu-noticias/tcu-identifica-sobrepreco-em-obras-da-arena-da-amazonia/ Acesso em: 07 ago. 2025
Sair da versão mobile