Na última quarta-feira, o ministro Valmir Campelo participou de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados para discutir a situação das obras de mobilidade urbana no Brasil visando a Copa do Mundo de 2014.
Campelo destacou que o TCU já promoveu uma economia de aproximadamente R$ 600 milhões aos cofres públicos por meio de trabalho preventivo e educativo. Segundo ele, nenhuma obra relativa à Copa foi paralisada por determinação do tribunal.
O ministro ressaltou que a maior preocupação do TCU é que, ao final da Copa de 2014, o Brasil receba uma herança correspondente às necessidades reais da população. “As obras servirão não só para a Copa do Mundo, mas, principalmente, para o desenvolvimento das cidades. Por causa do evento, elas estão sendo apenas antecipadas, mas acredito que se deva fazer mais. É preciso, para tanto, um orçamento. Temos de criar uma cultura de orçamentos corretos para, a partir daí, se fazer obras legais”, disse.
Ele afirmou, ainda, que acredita no potencial e na capacidade do Brasil de fazer grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo.
Entre os assuntos discutidos na audiência, destaca-se a execução, até o momento, de somente 5,6% das obras previstas e o fato de cinco cidades ainda nem terem iniciado construções voltadas à mobilidade urbana. São elas: Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Salvador e São Paulo. De acordo com dados apresentados pela comissão, 70% das obras apresentam alteração nos valores iniciais enquanto 79% apresentam modificação de cronograma que implicará atraso de mais de seis meses para o início das obras. Campelo alertou que obras iniciadas e terminadas às pressas podem abrir caminho para erros, desvios e sobrepreços.
O presidente da mesa e autor do requerimento da audiência, deputado Domingos Neto (PSB-CE), juntamente com os outros parlamentares, elogiou o trabalho do TCU e ressaltou a importância do órgão em benefício à legalidade e transparência no âmbito político-social brasileiro: “Esses encontros são fundamentais para podermos conhecer de perto as dificuldades encontradas e ajudar o tribunal no que for preciso”.
Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.
Fonte: TCU