Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Xadrez e o Marketing Jurídico

Qual a
similitude entre um jogo de xadrez e o marketing jurídico?

Muitos
elementos são identicos e outros nos servem de referências.

Primeiro pela
posição das peças no tabuleiro: peões na frente, rei e rainhas protegidos e em
cada canto uma torre.

Depois pela
forma que o jogo se desenvolve, ou seja, a cada movimento seu e do adversário
há mudança na estratégia.

Enfim, pelo
contexto, uma vez que o jogador de xadrez é reconhecido justamente pelo
raciocínio lógico e a estratégia constante.

Peças do tabuleiro

Em analogia ao
jogo, quem é o rei e a rainha do jogo? Na maioria das vezes os sócios do
negócio. Algumas empresas tem reis e rainhas em cargos subalternos também, onde
reside o perigo.

Qual o
objetivo do jogo? Proteger o rei e a rainha.

Qual
objetivo do negócio? Crescer, expandir mercado e deixar o rei e a rainha do
negócio com satisfação.

Os
funcionários devem agir pensando que se o rei e/ou rainha forem expulsos ou
caçados o jogo termina, ou seja, a empresa fecha.

O risco de
todo negócio está nas mãos dos sócios. Eles é que tem a estratégia de como
vencer o jogo neste mercado, afinal o risco de ser deposto também é deles.

Por esta
razão, os sócios não podem ser os primeiros a serem chamados quando um problema
acontece. Eles devem ser a última instancia/alternativa. Você já viu um jogador
estratégico de xadrez inciar o jogo com a Rainha? OU querer salvar um peão com
a rainha? Não. A melhor opção é enviar as outras peças estratégicas, como
gerentes, supervisores, facilitadores, etc para que estes possam tentar
resolver. Se nada disto funcionar, tudo bem, vá o rei e a rainha atender.
Agora, cientes de que se eles não resolverem, ninguém mais na empresa
resolverá.

Forma do jogo se desenvolver

Quando inicia
o jogo de xadrez, as peças vão ganhando posições conforme avança o jogo. No
âmbito do marketing jurídico a questão é a mesma. A medida em que o mercado se
movimenta, o advogado deve estar preparado para mudar a sua estratégia.

Como
assim?

Vamos pensar
num exemplo prático: Você preparou um evento em que irá abordar um determinado
assunto. Próximo da data, você descobre um outro evento com temas similares.
Você precisa mudar a data do seu evento? Não. Você precisa é estar preparado
que o público pode estar se dividindo entre o seu evento e o outro.

O mercado muda
constantemente. Muda sem aviso prévio. Precisamos aproveitar as oportunidades
que surgem para alavancar novos negócios.

Você leu que a
construção civil está em alta. Esta notícia tem reflexos na área trabalhista,
previdenciária, societária, tributária, civil e até mesmo penal. Quem cresce
pode ter situações de contratação e demissão, pagamento de verbas
indenizatórias e rescisórias, precisa achar um jeito de pagar menos impostos e
pode ter funcionários com problemas de briga e outros com consequencias penais.

Oportunidades
existem.
E como está a sua estratégia para isto?

Enfim,

Você quer ter
sucesso no marketing jurídico e gestão do seu negócio? Faça como no jogo de
xadrez: Planeje as jogadas (ações), elabore as ações concretas pensando no
próximo passo e em caso de alguma surpresa, mude de estratégia para não perder
o foco nem o cliente.

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Artigo escrito
por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Todos direitos
reservados.

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Xadrez e o Marketing Jurídico. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/xadrez-e-o-marketing-juridico/ Acesso em: 17 dez. 2024
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