Qual a
similitude entre um jogo de xadrez e o marketing jurídico?
Muitos
elementos são identicos e outros nos servem de referências.
Primeiro pela
posição das peças no tabuleiro: peões na frente, rei e rainhas protegidos e em
cada canto uma torre.
Depois pela
forma que o jogo se desenvolve, ou seja, a cada movimento seu e do adversário
há mudança na estratégia.
Enfim, pelo
contexto, uma vez que o jogador de xadrez é reconhecido justamente pelo
raciocínio lógico e a estratégia constante.
Peças do tabuleiro
Em analogia ao
jogo, quem é o rei e a rainha do jogo? Na maioria das vezes os sócios do
negócio. Algumas empresas tem reis e rainhas em cargos subalternos também, onde
reside o perigo.
Qual o
objetivo do jogo? Proteger o rei e a rainha.
Qual
objetivo do negócio? Crescer, expandir mercado e deixar o rei e a rainha do
negócio com satisfação.
Os
funcionários devem agir pensando que se o rei e/ou rainha forem expulsos ou
caçados o jogo termina, ou seja, a empresa fecha.
O risco de
todo negócio está nas mãos dos sócios. Eles é que tem a estratégia de como
vencer o jogo neste mercado, afinal o risco de ser deposto também é deles.
Por esta
razão, os sócios não podem ser os primeiros a serem chamados quando um problema
acontece. Eles devem ser a última instancia/alternativa. Você já viu um jogador
estratégico de xadrez inciar o jogo com a Rainha? OU querer salvar um peão com
a rainha? Não. A melhor opção é enviar as outras peças estratégicas, como
gerentes, supervisores, facilitadores, etc para que estes possam tentar
resolver. Se nada disto funcionar, tudo bem, vá o rei e a rainha atender.
Agora, cientes de que se eles não resolverem, ninguém mais na empresa
resolverá.
Forma do jogo se desenvolver
Quando inicia
o jogo de xadrez, as peças vão ganhando posições conforme avança o jogo. No
âmbito do marketing jurídico a questão é a mesma. A medida em que o mercado se
movimenta, o advogado deve estar preparado para mudar a sua estratégia.
Como
assim?
Vamos pensar
num exemplo prático: Você preparou um evento em que irá abordar um determinado
assunto. Próximo da data, você descobre um outro evento com temas similares.
Você precisa mudar a data do seu evento? Não. Você precisa é estar preparado
que o público pode estar se dividindo entre o seu evento e o outro.
O mercado muda
constantemente. Muda sem aviso prévio. Precisamos aproveitar as oportunidades
que surgem para alavancar novos negócios.
Você leu que a
construção civil está em alta. Esta notícia tem reflexos na área trabalhista,
previdenciária, societária, tributária, civil e até mesmo penal. Quem cresce
pode ter situações de contratação e demissão, pagamento de verbas
indenizatórias e rescisórias, precisa achar um jeito de pagar menos impostos e
pode ter funcionários com problemas de briga e outros com consequencias penais.
Oportunidades
existem. E como está a sua estratégia para isto?
Enfim,
Você quer ter
sucesso no marketing jurídico e gestão do seu negócio? Faça como no jogo de
xadrez: Planeje as jogadas (ações), elabore as ações concretas pensando no
próximo passo e em caso de alguma surpresa, mude de estratégia para não perder
o foco nem o cliente.
_______________________________________
Artigo escrito
por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
Todos direitos
reservados.