Últimas Notícias

Três Coroas quer gás natural para expandir polo industrial


Deputado Giovani Feltes encaminha pedido de ampliação em 6,5 quilômetros do gasoduto

 

Com o objetivo de atrair novos investimentos e viabilizar a ampliação das empresas já em atividade no município, lideranças políticas e empresariais de Três Coroas estão mobilizadas para levar o gás natural até o polo industrial situado às margens da RS 115. Como primeiro passo em favor da extensão do gasoduto, o deputado Giovani Feltes (PMDB) reuniu-se na tarde desta quarta-feira (29) com o diretor-presidente da Sulgás, Roberto da Silva Tejadas. “Esta ampliação da rede representa um fato indutor para o crescimento econômico de toda região”, reforçou Feltes.

 

O prefeito Roberto Grade (PMDB) expôs o esforço para diversificar sua planta industrial e, ao mesmo tempo, incentivar as empresas do setor calçadista, que é a principal atividade econômica do município. Além do projeto de duplicação da Indutex do Brasil, relatou o prefeito, indústrias metalúrgicas já manifestaram interesse em se instalar em Três Coroas, situação em que o fornecimento do gás natural representaria um importante diferencial.

 

Avaliação do potencial de consumo

 

Por sugestão de Giovani Feltes, a Sulgás avaliará a possibilidade de executar o projeto em parceria com a Prefeitura de Três Coroas e as próprias empresas interessadas. “Uma eventual participação nos custos da ampliação da rede poderia ser compensada com o próprio gás a ser fornecido”, defendeu o deputado.

 

Para estender em 6,5 quilômetros o gasoduto que hoje chega até a fábrica da Schincariol, junto à divisa de Igrejinha, o diretor da Sulgás vê como necessário dimensionar o consumo potencial. “Trabalhamos atualmente como um referencial mínimo de 10 mil metros cúbicos por dia, incluindo o setor industrial, comercial e também do gás veicular”, apontou Tejadas. A empresa trabalha com uma referência máxima de R$ 1 milhão por cada quilômetro de rede, o que projeta um investimento máximo de R$ 6,5 milhões para levar o gás encanado até Três Coroas.

 

Atualmente, o consumo mensal da Indutex gira em torno de 240 mil metros cúbicos, que são transportados por caminhão até a empresa. Além dos empreendimentos no polo industrial, a avaliação do potencial de consumo também poderá considerar a implantação de postos de combustíveis para o fornecimento do gás veicular, observou o secretário municipal de Relações Institucionais, Lucky David Brenner. O diretor da Sulgás já colocou a equipe técnica o setor comercial à disposição para auxiliar nos estudos para atender a demanda de Três Coroas.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Três Coroas quer gás natural para expandir polo industrial. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/tres-coroas-quer-gas-natural-para-expandir-polo-industrial/ Acesso em: 15 jun. 2024
Sair da versão mobile