Últimas Notícias

TCU encontra falhas em sistema do Dnit





     O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou falhas no Sistema de Acompanhamento de Contratos (Siac), utilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) para gerenciar contratos e medições de obras em todo o País.
       De acordo com o relatório da auditoria realizada pela Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti), com a participação da Secretaria de Fiscalização de Obras 2 (Secob-2), de relatoria do ministro Aroldo Cedraz, foram encontradas falhas em relação à ausência de regulamentação acerca da utilização do sistema, à inexistência de política de controle de acesso (PCA) e de procedimento de gerenciamento de acesso dos usuários do Siac, às contas de usuários ativas indevidamente e à atribuição de perfis de usuários em desconformidade com as regras de segregação de funções e com os controles de acessos sensíveis.
      Constataram-se também indícios de inconsistências nos valores dos contratos e respectivos itens de serviço cadastrados, de existência de índices de reajustamento cadastrados em desacordo com os calculados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de utilização do sistema por usuários ativos indevidamente e de realização de operações em desacordo com as regras de segregação de funções e com os controles de acessos sensíveis. Além disso, identificaram-se falhas no cadastro dos contratos e dos fiscais de contrato e processamento de medições fora dos prazos legais.
      Concluiu-se que o Siac, sistema de suporte ao principal processo de trabalho de medição e pagamento de obras do Dnit, apresenta relevantes falhas que incutem, de maneira direta, riscos no principal processo de trabalho da autarquia, de forma que foram propostas orientações à entidade com vistas a sanar as impropriedades encontradas, bem como a evitar sua ocorrência futura, por meio do Acórdão 2831/2011-Plenário.
      A fiscalização constitui uma das quatro auditorias específicas em contratos, sistemas ou processos de TI selecionados a partir das constatações obtidas nas auditorias de controles gerais, realizadas no âmbito do TMS 6 – Gestão e uso de TI.

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TCU encontra falhas em sistema do Dnit. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/tcu-encontra-falhas-em-sistema-do-dnit/ Acesso em: 01 jul. 2025
Sair da versão mobile