O Tribunal de Contas da União (TCU) julgará, amanhã, às 10h, o relatório de consolidação das fiscalizações de obras de 2011 – Fiscobras 2011. Após julgado, o relatório será enviado ao Congresso Nacional para análise. As informações vão subsidiar a Comissão Mista de Orçamento sobre a distribuição de recursos orçamentários para o próximo ano. Em 2011, foram fiscalizadas 230 obras por meio do Fiscobras e as correções propostas podem gerar benefícios de até R$ 2,6 bilhões aos cofres públicos.
As obras são selecionadas conforme critérios definidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, incluindo materialidade e histórico de irregularidades. As principais irregularidades identificadas pelo tribunal em 2011 foram, entre outras, sobrepreço/superfaturamento e projeto básico deficiente.
O Fiscobras é o plano de fiscalização anual do tribunal que verifica a execução de obras financiadas total ou parcialmente por recursos da União. A Lei de Diretrizes Orçamentárias determina, desde 1997, que o TCU encaminhe anualmente um relatório para o Congresso Nacional com a situação geral das obras analisadas.
Serviço:
Secom – LV
Tel.: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.
Fonte: TCU