Na oportunidade foi entregue as autoridades um abaixo-assinado com 1.200 assinaturas reivindicando a isenção. Os habitantes do município tem como referência a cidade de Passo Fundo, especialmente em relação aos serviços de saúde e ensino, acarretando grande deslocamento diário para Passo Fundo. A praça de pedágio situa-se bem na saída de Coxilha, a 2 quilômetros do centro, praticamente no perímetro urbano, obrigando inclusive moradores que se deslocam para o interior do município a pagarem pedágio.
Para o prefeito de Coxilha, Clemir José Rigo, o abaixo-assinado mostra que a população está unida nessa causa. Já Eliser Cosati, presidente da comissão Livre Acesso Coxilha, destacou que há um grande número de agricultores que utiliza a estrada para se deslocar ao interior e que é uma injustiça mais esse gasto para que os trabalhadores estejam em suas próprias lavouras. “Os agricultores já gastam com suas plantações e com transporte” destacou Cosati.
Para Artur Souto, chefe de gabinete do deputado Sossella, já existem precedentes importantes em benefício dos cidadãos que residem nos municípios sede das praças de pedágio: “O primeiro é a decisão judicial que reconheceu a injustiça do pagamento de tarifa de pedágio aos cidadãos de Viamão na praça de Águas Clara, e o segundo é a isenção já existente no pedágio sob a administração direta do DAER situado em Portão, cujos moradores possuem isenção da tarifa, da mesma forma pretendida pela comunidade coxilhense” destacou Artur.
“Estamos juntos com as lideranças de Coxilha demonstrando à secretaria, através do abaixo-assinado e das informações levadas pela Comissão Livre Acesso de Coxilha, que a isenção desses valores são fundamentais para o desenvolvimento da região e para o benefício de toda a população, em especial os estudantes, agricultores e empresários” destacou Sossella.
O secretário adjunto, Claudemir Bragagnolo disse que a documentação apresentada será anexada no processo instaurado junto ao DAER, que avaliará a nova modelagem de pedágios a partir de 2013, e em paralelo que a SEINFRA, juntamente com a Autarquia, fará um estudo técnico-jurídico com vistas a viabilizar a reivindicação: “encaminharemos o dossiê recebido e faremos uma avaliação do pedido com a atenção e prioridade que merece a comunidade coxilhense” destacou Bragagnolo.
Também estiveram presentes: O deputado Gilberto Capoani (PMDB), o assessor do deputado Ademir Tortelli (PT), Vinícius Corneli, e os demais membros da Comissão Livre Acesso, Joel de Souza Rodrigues (Vice-Presidente), Claudecir Bernieri, Rosane Crispi, Natália Sartori, Luzardo Sartori Filho, Valdir Graminho, Antônio A. Da Silva e Gilberto Fernandes.
Fonte: AL/RS
