Últimas Notícias

Projeto que altera Fundo de Habitação segue para Plenário

06 de Junho de 2012

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (6/6/12), parecer favorável de 1º turno ao Projeto de Lei (PL) 2.996/12, do governador, que altera artigo da lei que trata do Fundo Estadual de Habitação (FEH). O relator, deputado Zé Maia (PSDB), opinou pela aprovação da matéria na forma original. O PL segue, agora, para apreciação em Plenário.

O projeto altera o artigo 13 da Lei 19.901, de 2010, que trata da composição do grupo coordenador do fundo. A nova redação sugerida estabelece que o grupo coordenador irá contar com quatro representantes da administração pública, sendo um da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), que será o presidente; um da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab); um da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag); e um da Secretaria DE Estado de Fazenda (SEF).

Além disso, haverá quatro representantes da sociedade civil organizada, com assento no Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Conedru), sendo duas vagas destinadas aos representantes dos movimentos populares e duas destinadas aos demais segmentos. Atualmente, a lei estabelece que o grupo é formado por um representante da Sedru, um da Cohab, um da Seplag, um da SEF, um da ALMG e quatro da sociedade civil organizada, com assento no Conedru.

De acordo com justificativa do governador, a alteração é necessária para atender às determinações da Lei Federal 11.124, de 2005, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), cria o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e institui o conselho gestor do fundo. Assim, o Estado cumprirá as exigências do Termo de Adesão ao sistema nacional e poderá receber recursos do FNHIS.

Incentivo fiscal – Na reunião, também foi aprovada a concessão de benefício fiscal sobre o ICMS para o setor de produção de biocombustíveis, como compensação para os incentivos oferecidos no Mato Grosso do Sul. A proposta foi encaminhada pelo governador por meio da Mensagem 229/12 e seu parecer foi objeto de pedido de vista na última reunião da comissão, a requerimento do deputado Antônio Júlio (PMDB).

Segundo justificativa do governador, o objetivo é instituir crédito presumido equivalente a 75% do saldo devedor do ICMS devido na venda dos produtos, na proporção das aquisições internas de insumos com diferimento, especificamente óleo vegetal, gordura animal, óleos e gorduras residuais (OGR) e grãos de oleaginosas adquiridos internamente e metanol adquirido do exterior.

Consulte a lista de todas as proposições analisadas.

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Projeto que altera Fundo de Habitação segue para Plenário. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/projeto-que-altera-fundo-de-habitacao-segue-para-plenario/ Acesso em: 06 jul. 2025
Sair da versão mobile