A nova ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, tomou posse no cargo hoje, em concorrida cerimônia realizada edifício-sede do tribunal, em Brasília. A presidente Dilma Rousseff compareceu à solenidade, além de autoridades dos três poderes da União.
Ana Arraes foi eleita ministra do TCU pela Câmara dos Deputados, com 222 votos, e teve sua nomeação expedida por decreto presidencial de 29 de setembro de 2011. A vaga que ocupa é decorrente da aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar, ocorrida em agosto.
Compuseram a mesa a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Senado, José Sarney, o presidente da Câmara, Marco Maia, o presidente do TCU, Benjamin Zymler, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, o vice-governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o procurador-geral do TCU, Lucas Rocha Furtado.
A ministra é advogada e, em seu segundo mandato como deputada federal, foi titular da Comissão de Defesa do Consumidor e líder do bloco PSB-PTB-PCdoB.
Discursos
Discurso da ministra Ana Arraes
Discurso do presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler
Saudação do ministro Walton Alencar Rodrigues
Discurso do procurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.
Fonte: TCU