Últimas Notícias

Itajubá discute prevenção da violência contra a mulher

06 de Junho de 2012

A Comissão Especial da Violência contra a Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza na próxima sexta-feira (15/6/12), em Itajubá (Sul), audiência pública com o objetivo de conhecer a rede de prevenção e de acompanhamento sociofamiliar à mulher em situação de violência doméstica e sexual na região. A reunião acontecerá no auditório Antônio Rodrigues D’Oliveira, na Unifei (Rua Coronel Rennó, nº 7, Centro), às 9 horas.

O requerimento é do presidente da comissão, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). Segundo ele, é importante que essa discussão chegue às diversas regiões do Estado para a construção do relatório final. “No Sul de Minas, definimos a cidade de Itajubá para sediar a audiência pública da comissão, com o intuito de conhecer a estrutura de atendimento à mulher que o município oferece atualmente, tendo em vista os altos índices de violência contra a mulher que a região tem apresentado”.

A comissão está realizando uma série de audiências públicas, inicialmente feitas apenas em Belo Horizonte. Uma dessas reuniões contou com a presença da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher do Congresso Nacional. Agora, os deputados estão percorrendo várias cidades no interior de Minas para conhecer o cenário de violência nesses locais.

Foram chamados a participar da audiência o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador Cláudio Renato dos Santos Costa; a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Heloísa Helena de Ruiz Combat; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Nívia Mônica da Silva; a chefe da Divisão da Delegacia de Atendimento Especializado da Mulher, Margaret de Freitas Assis Rocha; a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência, Laurelle Carvalho de Araújo; a coordenadora do Programa de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar, sargento Sílvia Adriana da Silva; a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Jovita Levy Ginja; e a coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres (Cepom), Eliana Piola.

Representantes locais marcarão presença

Também foram convidados a professora do Departamento de Ciência Política da UFMG – FAFICH, Marlise Matos; o reitor da Universidade Federal de Itajubá, Renato de Aquino Faria Nunes; o prefeito Municipal de Itajubá, Jorge Renó Mouallem; o presidente da Câmara Municipal de Itajubá, Antonio Raimundo Santi; a secretária Municipal de Assistência Social de Itajubá, Rosimeire Braz; o juiz diretor do Foro da Comarca de Itajubá, Willys Villas Boas; o promotor de justiça da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itajubá, Otávio de Almeida Cabral; a coordenadora da Defensoria Pública de Minas Gerais em Itajubá, Jacqueline Carneiro Roque Peyrer; o promotor de justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itajubá, José Acácio Arruda; a coordenadora da Regional Sul de Minas da Defensoria Pública de Minas Gerais, Beatriz Monroe de Souza; o presidente da OAB-MG 23ª Subseção, Marcos Severino Ferreira; o comandante do 56º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Luiz André Braida Ribeiro; a comandante da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar de Minas Gerais em Itajubá, sargento Vanessa Goulart Silva; a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Itajubá, Karyna Tribst de Campos; a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Clarete Izaura Faria Antunes da Silva; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Itajubá, Milton Carlos Machado Filho; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (Aciei), Remy de Andrade Filho; a diretora da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (Aciei), Rosimeire da Silva Ribeiro Oliveira; a diretora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social em Itajubá, Maria Cícera da Silva Moreira; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, Marcos Antônio Gomes; o diretor do Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá, Rodolfo Souza Cardoso e a psicóloga Luiza Cristina Mauad Ferreira.

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Itajubá discute prevenção da violência contra a mulher. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/itajuba-discute-prevencao-da-violencia-contra-a-mulher/ Acesso em: 06 jul. 2025
Sair da versão mobile