Últimas Notícias

Imprensa Oficial é homenageada em reunião especial

18 de Outubro de 2012

"O grande patrimônio dos mineiros". Assim foi descrita a Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), durante Reunião Especial realizada na noite desta quinta-feira (18/10/12), no Plenário da Assembleia Legislativa. O órgão completou 120 anos e o seu diretor-geral, Eugênio Ferraz ,recebeu dos deputados Dalmo Ribeiro Silva e Sebastião Costa (PPS) uma placa comemorativa em referência à ocasião.

Autor do requerimento que solicitou a reunião, o deputado Dalmo Ribeiro Silva ressaltou a imensa gama de serviços prestados à sociedade pela Imprensa Oficial. Segundo ele, um dos mais importantes produtos do órgão, o Minas Gerais, permite à sociedade mineira exercer seu papel fiscalizador sobre a gestão pública, já que o jornal dá transparência aos atos do Governo. “Esta publicação guarda a nossa história. Nos sentimos orgulhosos de sua grande trajetória e hoje temos muito a comemorar”, considerou. Ele também destacou o importante papel do Suplemento Literário, que foi criado na década de 60 em meio ao efervescente contexto cultural da Capital na época.

Representando o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o deputado Sebastião Costa (PPS) leu algumas palavras de saudação enviadas pelo parlamentar. De acordo com o presidente, não foi por acaso que a Imprensa Oficial começou os seus trabalhos no centenário de Tiradentes. "O momento histórico, marcado pela abolição da escravatura e pela proclamação da república, era propício para a criação de instituições inspiradas por noções republicanas e democráticas. Em Minas, buscava-se modernizar a administração pública, inclusive por meio da mudança da capital para uma cidade planejada e racional, construída na região central do Estado".

Após a entrega da placa, o diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, entregou ao deputado Sebastião Costa uma medalha e a primeira edição encadernada e restaurada do Suplemento Literário, publicada em 1966. O deputado Dalmo Ribeiro Silva recebeu uma pasta comemorativa com o brasão da entidade.

Durante a cerimônia, foram apresentados no telão do Plenário um vídeo institucional; o Hino da Imprensa, composição de Eduardo Ladeira em homenagem à data; e o painel “Doce Música Mecânica”, obra do artista plástico Fernando Pacheco que ilustra em imagens a trajetória da Imprensa Oficial nos seus 120 anos.

O evento também foi marcado por performances do Conjunto de Câmara da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, que executou o Hino Nacional, e do Coral da Imprensa Oficial, que, sob a regência da maestrina Vívian Assis, apresentou as músicas "Freedom is coming" e "Berimbau".

Imprensa Oficial reforça seu papel na cultura mineira

Em sua fala, o diretor-geral Eugênio Ferraz abordou de maneira abrangente a história da Imprensa Oficial, desde seu nascimento em 1891, em Ouro Preto, até os dias de hoje, com seu parque gráfico de elevado padrão de tecnologia digital e avançado datacenter para armazenamento de dados.

O diretor-geral ressaltou também o papel cultural da entidade e anunciou uma série de medidas que serão realizadas nessa área, como a reinauguração do Teatro Clara Nunes, o retorno da Orquestra Sinfônica da Imprensa Oficial, a restauração do prédio sede e a abertura ao público de um espaço destinado à realização de exposições artísticas, palestras e seminários.

Um dos mais importantes órgãos oficiais do País, a Imprensa Oficial de Minas Gerais teve no seu quadro de funcionários grandes autores da literatura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Murilo Rubião, Vivaldi Moreira, José Maria Alkmin, Amílcar de Castro, entre outros.

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Imprensa Oficial é homenageada em reunião especial. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/imprensa-oficial-e-homenageada-em-reuniao-especial/ Acesso em: 04 jul. 2025
Sair da versão mobile