Últimas Notícias

Fotos

Michel Medeiros
O programa ‘Cidadania e Justiça também se Aprendem na Escola’, desenvolvido pela AMB, chega ao fim de mais um ano de atividades. No Distrito Federal, o programa atendeu a cerca de 8 mil crianças em 2011. A cerimônia de encerramento foi realizada na manhã desta quarta-feira (7), no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ocasião em que foram conhecidos os vencedores do Concurso de Talentos Mirins, direcionado a estudantes da rede pública da capital do País.
O Diretor-Adjunto da Secretaria de Assuntos Legislativos da AMB, Marcus Onodera, representou o Presidente Nelson Calandra e ressaltou a importância do projeto para a entidade. “O trabalho que nós, Juízes, desempenhamos é pensando em vocês, crianças. Nossa preocupação está na construção de uma sociedade mais justa e harmônica. Hoje, vocês estão aí, amanhã, vocês serão os futuros Magistrados”, disse.
A Coordenadora do programa, Juíza Léa Martins Sales, destacou que o programa tem como objetivo integrar Escola e Magistrados. “Quando temos esse diálogo com alunos do 5º ano, não estamos disseminando conhecimento apenas para os estudantes, mas para toda a comunidade, já que estas crianças atuam como multiplicadores. Estamos muito satisfeitos com os resultados do ‘Cidadania e Justiça’, tanto que o Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura, Roberto Bacellar, convidou um grupo de Juízes para formar uma comissão, a fim de levar o programa para todo o Brasil”, adiantou a Coordenadora.
Na capital do País, o ‘Cidadania e Justiça’ é realizado com a parceria da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), do TJDFT, da Secretaria de Estado de Educação e da Poupex. O Presidente da Amagis-DF, Juiz Gilmar Tadeu Soriano, afirmou ser um grande dia para a Magistratura, os pais, alunos e professores. “É um momento para os pais encherem os pulmões de ar puro e os corações de orgulho pelo trabalho destas crianças que serão premiadas hoje. Minha tarefa é agradecer a todos que participam deste projeto e que ajudam a construir o futuro da nação”, declarou o Magistrado.
Palavras compartilhadas pela Diretora de Educação Integral da Secretaria de Educação, Ana José Marques. “Acredito que estamos formando cidadãos conscientes, e queremos fortalecer esta parceria para que ainda mais estudantes sejam beneficiados. Estou certa de que as crianças vão levar essa experiência para toda a vida”, ressaltou.
Pioneiro em projetos que integram comunidade e Judiciário, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal desenvolve, há uma década, atividades destinadas à formação de crianças e jovens. O Presidente do TJDFT, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, fez uma alusão ao final do campeonato brasileiro e, de forma simples, transmitiu sua mensagem às crianças. “Tal como no futebol, onde todos lutam até o final em prol da vitória, buscamos mostrar para vocês que todos somos importantes e vencedores. Estou certo que, unidos, e que, a partir de iniciativas como essa, deixaremos de ser um País do futuro, para ser o País do presente”, concluiu.
Concurso de Talentos Mirins
Durante a cerimônia, foram premiados os vencedores do Concurso de Talentos Mirins. Ao longo de 2011, estudantes das escolas participantes realizaram tarefas colocando em prática aquilo que aprenderam em sala de aula. Os trabalhos foram distribuídos nas seguintes categorias: Redação, Desenho, Música e Teatro.
Entre os prêmios, dois computadores entregues aos vencedores nas categorias Redação e Desenho. A estudante do 5º ano, Layanne Pereira Soares, da Escola Classe Ipê, no Park Way, conquistou o 1º lugar na redação. Orgulhosa pela conquista, a estudante apresentou o texto e falou que o computador será muito útil. “Estou muito feliz, as aulas me ajudaram muito para que eu saiba quais são os meus direitos”, disse a estudante.
Os Magistrados que participam do programa também foram homenageados. Entre os Juízes presentes, estavam o Desembargador Flávio Rostirola, Juiz Alvaro Ciarlini, Juíza Fabriziane Stellet, Juíza Gislaine Reis, Juíza Junia Antunes e Juíza Magáli Dellape Gomes.
Confira aqui a redação premiada e aqui a relação completa dos vencedores.

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/fotos-3/ Acesso em: 19 fev. 2026
Sair da versão mobile