O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Ernani Polo vai solicitar ao Ministério da Agricultura, a prorrogação do período de plantio estabelecido pelo zoneamento agrícola para as culturas de soja e milho safrinha no Rio Grande do Sul. “Os agricultores terão dificuldades na implantação de suas lavouras dentro do prazo preestabelecido pelo zoneamento. No momento, a falta de umidade está impedindo o plantio e isso está gerando preocupação entre os produtores”, lamenta Ernani.
No documento, que será encaminhado amanhã ao ministro Mendes Ribeiro Filho, o parlamentar progressista pede o adiamento do início do período do plantio da soja até 20 de janeiro e do milho até 10 de fevereiro, em função da seca que assola várias regiões do estado. O prazo de zoneamento para a cultura da soja terminou no dia 31 de dezembro de 2011, e do milho estende-se até 20 de janeiro de 2012. O documento tem o aval da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e da Federação da Agricultura do Rio Grande de Sul (Farsul).
Zoneamento Agrícola
O produtor deve observar as recomendações do programa de zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura para fazer jus ao Proagro, ao Proagro Mais e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural. Agentes financeiros condicionam a concessão do crédito rural ao período recomendado para plantio das lavouras.
Fonte: AL/RS
