O deputado Edegar Pretto (PT) esteve em municípios das regiões norte e noroeste para acompanhar a situação da estiagem. Acompanhado do vereador de Novo Barreiro, Leonel de Quadros (PT), o parlamentar visitou pequenas propriedades e agricultores familiares para discutir o problema que atinge um grande número de famílias gaúchas no interior.
A estiagem no RS comprometeu a produção, principalmente a cultura de milho. Em muitas propriedades, o de milho serve agora apenas de alimento para os animais. “Algumas regiões do RS têm características diferentes das demais, por isso precisam de um olhar diferente dos governos estadual e federal. Em várias localidades, já houve investimentos como abertura de poços artesianos, açudes e estradas, mas o problema da estiagem precisa ser tratado com prevenção, e não somente quando chega o verão. Também precisamos discutir a constituição de uma bolsa estiagem para as famílias rurais. Na metade sul, por exemplo, nos últimos dez anos, sete foram de seca. Estamos trabalhando em conjunto com os governos estadual e federal para ações de amparo aos trabalhadores e trabalhadoras do campo que compõem a base produtiva do estado e sofrem com a estiagem”, avalia o deputado.
Desde o início do mandato, em 2011, o deputado Edegar Pretto percorreu mais de 400 municípios em todas as regiões do Rio Grande do Sul para acompanhar as condições de vida de pequenos agricultores, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas e pescadores.
Fonte: AL/RS
