Últimas Notícias

Deputado Adão Villaverde assume como governador do Estado nesta quarta-feira












O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), assume o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (11), às 11h, quando ocorrerá o ato de transmissão do posto no gabinete do governador Tarso Genro, no Palácio Piratini. Villaverde ficará à frente do Executivo por conta das férias de Tarso, e de viagem do vice-governador Beto Grill, ao Uruguai, onde cumprirá agenda de trabalho nos dias 11 e 12. O deputado é o 28º presidente do Legislativo gaúcho (e o primeiro pelo Partido dos Trabalhadores) a ocupar o posto de chefe do Poder Executivo nas ausências do titular e do vice.

 

Quem assumirá a presidência do Parlamento gaúcho por estes dois dias será o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sperotto (PTB). A cerimônia ocorrerá no Palácio Farroupilha, na Sala da Presidência, às 10h. Após, Sperotto acompanhará Villaverde até o Palácio Piratini.

 

Compromissos
Durante os dois dias em que permanecerá no comando do Estado, Villaverde terá uma intensa agenda de compromissos. Entre outras atividades, logo após o ato de transmissão ele participará de reunião com grupo de trabalho da seca e estiagem que avaliará a situação dos municípios em estado de emergência em razão da falta de chuvas. Villaverde também sancionará projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa, como o que amplia a participação social na composição do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) e aumenta repasses do Fundo para o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em 50% dos valores arrecadados.

 

Ele vai participar de reuniões para tratar de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), para investimentos em mobilidade urbana em Porto Alegre; terá encontro com a coordenação do Fórum Social Temático; reunião com o diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo Custódio, e representantes da empresa para tratar de investimentos no Estado.

 

Villaverde também receberá no Palácio Piratini representantes de Universidades; o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, e o coordenador geral do Centro de Relações Internacionais da Fundação, Paulo Buss, e o secretário de Estado da Saúde, Ciro Simoni, para tratar da possibilidade da instalação de uma unidade da Fiocruz no RS.

 

Além dessas agendas no Palácio, Villaverde também participará do ato de entrega de computadores para a Brigada Militar, no Comando do Centro.

 

Cenário recente
Conforme informações do Cerimonial da Assembleia, de julho de 1995 até hoje, seis parlamentares que presidiram o Legislativo gaúcho assumiram o governo do RS. Nesse período mais recente, o primeiro foi José Otávio Germano, que assumiu o Executivo interinamente (de 7 a 14 de fevereiro de 1996), em razão da ausência do então governador Antônio Britto. O ex-deputado estadual, que atualmente ocupa uma cadeira na Câmara Federal, exerceu o cargo em mais três ocasiões, de 9  11 de maio, em 13 e 14 de agosto e de 13 a 15 de outubro, ambos em 1996.
 
Ainda durante o mandato de Antônio Britto, o ex-deputado João Luiz Vargas, presidente da Assembleia Legislativa entre 1997/1998, também assumiu o mais importante cargo do Estado, de forma interina. Ele exerceu a função em quatro oportunidades: de 1º a 6 de maio, em 6 de junho, de 24 a 25 de junho e em 7 e 8 de outubro de 1997.


Mais quatro ex-presidentes do Legislativo tiveram a oportunidade de responder pelo Estado na ausência do governador e vice. São eles: José Ivo Sartori, de 20 a 27 de fevereiro e de 10 a 12 de outubro de 1998; Vilson Covatti, de 29 de setembro a 2 de outubro de 2003; Vieira da Cunha, em 25 de janeiro de 2005; e Iradir Pietrosky, de 22 a 23 de março de 2005.

 

Histórico
No passado, importantes nomes do cenário político do Estado passaram pela Assembleia. Desde que o Parlamento gaúcho recebeu o nome de Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em 1935, até o ano de 1995, segundo pesquisa realizada pelo Memorial do Legislativo, 21 presidentes do Legislativo assumiram de forma interina o governo do Estado.

 

Seguem nomes em ordem cronológica: Edgar Luiz Schneider (1947/48), em 1948; José Diogo Brochado a Rocha (1949/50), em 1949; Victor Oscar Graeff (1952/53), em 1952 e 1953; João Caruso Scuderi (1953/54), em 1953 e 1954; Manoel Braga Gastal (1956/57), 1956; Alberto Hoffmann (1957/58), 1957; Domingos Francisco Spolidoro (1959/60), em 1959; Pedro Affonso Anschau, 1960; Hélio Carlomagno (1961/62), em 1961; Gustavo Langsch (1962/63), em 1962); Cândido Norberto dos Santos (1963/64), em 1963; Francisco Solano Borges (1964/65), em 1964; José Sperb Sanseverino (1965/66), em 1966; Alfredo Augusto Hoffmeister (1966/67), em 1966; Carlos Santos (196768), em 1967; Octávio Germano (1969/71), em 1969; João Carlos Gastal (1975/77), em 19775; Nivaldo Soares (1977/79), em 1978; Carlos Giacomazzi (1979/81), em 1979; Algir Lorenzon (1987/89), em 1987; e Gleno Scherer (1989/91), o presidente da Assembleia Legislativa que mais vezes assumiu o governo do RS, em nove oportunidades, oito em 1989 e uma vez em 1990.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Deputado Adão Villaverde assume como governador do Estado nesta quarta-feira. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/deputado-adao-villaverde-assume-como-governador-do-estado-nesta-quarta-feira-2/ Acesso em: 21 fev. 2026
Sair da versão mobile