CNM
O Caf foi criado por decreto em 2007 para abrir um espaço formal de discussão entre os entes federados. Cabe ao comitê fazer a articulação entre o governo federal e as entidades representativas dos municípios ? Associação Brasileira de Municípios (ABM), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos ? em questões políticas, econômicas e sociais.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, salienta que o Caf é uma conquista das Marchas à Brasília realizadas pela entidade. ?O Caf é o meio de comunicação dos Municípios com o governo?, comenta. O projeto aprovado mantém a composição atual do CAF, que é presidido pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e integrado por mais 36 pessoas, sendo 18 indicadas pela Presidência da República e 18 pelos Municípios.
O parecer do relator, Fábio Ramalho (PV-MG), foi pela aprovação do projeto original e pela rejeição do substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O texto original deixa essa indicação para ser definida em regulamento.
Agência CNM, com informações da Agência Câmara