06 de Junho de 2012
“O centenário da Santa Casa de Campo Belo, com sua trajetória de sucesso em meio a períodos de percalços e dificuldades, é um grande estímulo para todos os que lutam pela saúde dos desassistidos”. Com essas considerações, o deputado Doutor Viana (DEM) pontuou a homenagem aos cem anos da Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo de Campo Belo. A solenidade foi realizada, na noite desta quarta-feira (6/6/12), em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a pedido do deputado Duarte Bechir (PSD).
Representando o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PSDB), Doutor Viana lembrou que a entidade ostenta o nome de um santo francês, Vincent de Paul, cuja vida foi dedicada aos pobres e aos enfermos. O deputado afirmou que a Santa Casa é referência em tratamento hospitalar, sobretudo para os cidadãos mais carentes. Ele disse ainda que a Assembleia continuará trabalhando para que sejam investidos mais recursos públicos na promoção da saúde. “Este Parlamento vem lutando pelo retorno ao texto original da Emenda 29 à Constituição Federal, propondo que a União invista 10% de sua receita bruta na área”, ressaltou.
O deputado Duarte Bechir (PSD) resgatou a história da instituição e o empenho de muitos profissionais e voluntários para que a entidade se tornasse realidade. Ele contou que aprendeu, como prefeito da cidade e com o trabalho da Santa Casa, a colocar a saúde em primeiro lugar. Anunciou ainda que está defendendo, junto ao governo federal, a liberação de investimento, que será o maior que a instituição já recebeu, cerca de R$1 milhão, para a aquisição de equipamentos hospitalares. “Esperamos contribuir para a continuidade desta entidade de extrema relevância humanitária”, enfatizou o parlamentar.
Diante dos campo-belenses presentes, o presidente do Conselho Deliberativo da Santa Casa, José Geraldo Fernandes, recebeu a placa alusiva à homenagem dos deputados Doutor Viana e Duarte Bechir. José Fernandes afirmou que Campo Belo estava comemorando 100 anos de vidas salvas, de enfermos curados e de crianças nascidas. Para ele, a Santa Casa, ao logo do tempo, soube renovar e inovar o seu atendimento e os investimentos feitos, em especial em tecnologia, foram responsáveis pela melhoria e pelo crescimento da entidade: “Em 2009, realizamos 84 mil atendimentos, em 2010, chegamos a mais de 100 mil procedimentos, a meta para este ano é atingir 115 mil”.
Participaram ainda da homenagem a vereadora Fátima Salume, representando o Presidente da Câmara Municipal de Campo Belo, Belchior Soares, e o provedor da Santa Casa, Abel Rodrigues Neves. O coral “Som de Heróis”, formado por funcionários do hospital, apresentou a música “Gesto de amor”. Também participaram da solenidade representantes da Associação das Amigas da Santa Casa (Aamisc), grupo de senhoras da comunidade local que presta trabalho voluntário na instituição.
Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo, de Campo Belo – O hospital filantrópico atende à população de Campo Belo e região, totalizando 14 cidades e uma população superior a 217 mil habitantes. A entidade beneficente, fundada em 2 de junho de 1912, teve seu caráter de utilidade pública reconhecido por leis municipal, estadual e federal. A unidade conta com 43 médicos e oferece especialidades diversas, serviços de CTI adulto, hemodiálise, cirurgia, maternidade, tomografia, ultrassom, endoscopia, dentre outros. A visão de futuro é “Ser referência de competência técnica e humanitária na assistência hospitalar até 2013”.
Fonte: AL/MG