Uma delegação de oito representantes do Sudão visitou na tarde desta sexta-feira (19) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi recebida pelo diretor-geral, Miguel Fonseca, e pelo secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Janino.
O Sudão vai realizar eleições no próximo mês de abril e está no país para conhecer mais sobre o processo eleitoral brasileiro. De acordo com o chefe da delegação, deputado Osman Khalid Modawi, seu país tem tudo para aprender com o Brasil no campo das eleições.
O diretor-geral do TSE explicou o funcionamento da Justiça Eleitoral brasileira, que, além de organizar todo o processo eleitoral, é uma justiça especializada. No Sudão, existe uma comissão eleitoral que organiza a eleição no país, e, em caso de conflitos que envolvem direito, os casos são levados ao Poder Judiciário.
Após conversar sobre as semelhanças e diferenças, a delegação se reuniu com o secretário Giuseppe Janino, que apresentou a urna eletrônica e falou sobre o sistema biométrico de identificação, que está sendo adotado pelo TSE e permite identificar o eleitor por meio das impressões digitais.
Também acompanhou a delegação estrangeira o deputado federal Nilson Mourão (PT-AC). O parlamentar afirmou que a política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está atuando fortemente na cooperação com países africanos.
?É uma questão histórica para a vida do Brasil?, afirmou o deputado ao destacar que o Sudão veio ao país para conhecer experiências bem sucedidas de processo eleitoral.
?Eles vão levar essas informações para aperfeiçoar o sistema eleitoral deles. Estão buscando novos rumos para consolidar um processo eleitoral transparente e eficiente no processo de votação, de apuração e de proclamação dos resultados?, finalizou.
CM
Fonte: TSE
