TSE

TSE mantém cassação do prefeito e vice de Santa Juliana (MG)

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram, por unanimidade, dois recursos do prefeito cassado de Santa Juliana (MG), José Carneiro Naves (DEM), e do vice Juliano Geraldo da Cunha. Os dois foram acusados de abuso de poder econômico e captação ilícita de votos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

De acordo com a decisão recorrida, houve maciça compra de votos às vésperas das eleições de 2008, por meio de pagamento em dinheiro e distribuição de cestas básicas no município de Santa Juliana, havendo provas suficientes ao menos da participação indireta dos recorrentes nas práticas ilícitas, tendo em vista o envolvimento de seus parentes próximos no esquema de compra de votos.

De acordo com o relator, ministro Marcelo Ribeiro,as provas testemunhais foram uma base forte para a condenação do prefeito e do vice, ficando provado que ambos tinham conhecimento da captação ilícita de votos e abuso de poder econômico.


BB/LF


Processo relacionado: Respe 29060 e 30274

Leia mais:

02/10/2009 – Diplomas do prefeito e vice-prefeito de Santa Juliana são cassados pelo TRE-MG


 


Fonte: TSE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TSE mantém cassação do prefeito e vice de Santa Juliana (MG). Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tse/tse-mantem-cassacao-do-prefeito-e-vice-de-santa-juliana-mg-2/ Acesso em: 15 mar. 2026
Sair da versão mobile