TSE

TSE disponibiliza ao eleitor simulador de votação na urna eletrônica

Como mais uma iniciativa para incentivar a participação dos eleitores brasileiros nas eleições gerais de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu portal na internet um simulador de votação. O objetivo é mostrar ao eleitorado como é simples votar na urna eletrônica que será utilizada no pleito.


No endereço www.tse.jus.br/internet/eleicoes/simulacao2010.html, o eleitor tem acesso às instruções sobre como votar na urna eletrônica, tanto no candidato, quanto no partido. A página ainda informa sobre a opção do voto em branco.


Depois de ler as instruções, o eleitor pode fazer a simulação de voto na eleição nacional e no Distrito Federal. Ele terá de escolher os seus candidatos para os cargos de deputado estadual (ou distrital), deputado federal, senador (duas vagas), governador e presidente.


Justamente por ser um simulador, o sistema oferece ao usuário a opção de votar em candidatos de cinco legendas fictícias: o Partido das Formas Geométricas (PFG) – 91, o Partido das Frutas (PF) – 92, o Partido dos Animais (PA) – 93, o Partido dos Brinquedos (PB) – 94, e o Partido dos Esportes (PE) – 95.


O eleitor ainda pode fazer a simulação de voto em trânsito, isto é, fora do domicílio eleitoral no Brasil, e a simulação de voto no exterior.


Para mais informações sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro acesse o site www.tse.jus.br/urnaeletronica.


LC/LF


Fonte: TSE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TSE disponibiliza ao eleitor simulador de votação na urna eletrônica. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tse/tse-disponibiliza-ao-eleitor-simulador-de-votacao-na-urna-eletronica-2/ Acesso em: 16 mar. 2026
Sair da versão mobile