A Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS) realizou nesta tarde a cerimônia de implantação do processo eletrônico. O novo sistema, que dispensa o uso do papel, foi implantado inicialmente nas três Varas Federais de Execuções Fiscais de Porto Alegre, devendo ser estendido posteriormente a todas as varas do estado.
O coordenador da equipe de desenvolvimento do processo eletrônico, juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia, fez uma apresentação do sistema, explicando seu funcionamento para a plateia.
Em seguida, o diretor da SJRS, juiz federal Marcelo De Nardi, também fez um pronunciamento. Segundo ele, a Justiça Federal está vivendo um momento histórico, ?abandonado o suporte de papel pelo suporte digital?.
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, falou sobre as vantagens do sistema, tais como celeridade, diminuição de custos e fácil acesso pelos advogados. ?O processo eletrônico agiliza a prestação jurisdicional, diminuindo o tempo gasto com procedimentos cartorários, representando uma diminuição cerca de 70% do período de julgamento?, explicou.
No final da solenidade, Darós homenageou os magistrados que cumpriram antecipadamente a Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça e julgaram todos os processos protocolados até 31 de dezembro de 2005 existentes que receberam um certificado.
Instalação do processo eletrônico ocorreu no auditório da SJRS
Fonte: TRF4