Durante entrevista coletiva realizada hoje (20/10) à tarde, na cidade de Rio Grande (RS), o desembargador federal Vilson Darós, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), salientou a importância da implementação do processo eletrônico para buscar mais rapidez e agilidade no Judiciário. ?A ação virtual é bem mais ágil do que aquela que tramita em papel?, ressaltou.
Darós lembrou que essa agilidade é referida por magistrados, advogados e outros usuários que já trabalham, no âmbito dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 4ª Região, com o processo eletrônico. ?Depois de trabalhar com a ação eletrônica, os usuários já não gostam tanto de trabalhar com o processo físico?, afirmou o presidente do TRF4.
A partir da adoção do processo eletrônico nas varas cíveis, criminais e no TRF4, comemorou Darós, os custos que a parte tem com o ajuizamento de uma ação serão bem menores. Como exemplo, ele citou os gastos com deslocamentos dos advogados de um lugar para outro, o que não existirá mais: ?o advogado vai poder atuar a partir do seu escritório, ele vai peticionar e acompanhar o andamento, via Internet, sem qualquer custo, sem precisar se deslocar de uma cidade para outra?, explicou.
O presidente do TRF4 também destacou a economia de recursos públicos, em especial com papel e tinta para impressoras, ?além de, evidentemente, favorecer o próprio meio ambiente?.
A partir da esq., magistrados De Nardi, Darós, Cláudia e Tejada Garcia
concederam entrevista para a imprensa antes da solenidade
Projeto-piloto em Rio Grande
Vilson Darós está no município, localizado na Metade Sul do RS, para participar da instalação do novo processo eletrônico, sistema desenvolvido pelo TRF4 e que vai ser testado, inicialmente, nas duas Varas Federais de Rio Grande.
A iniciativa, pioneira na Justiça Federal brasileira, servirá como piloto para a gradual implementação do processo virtual em todas as unidades da JF de primeiro e segundo graus da 4ª Região (que engloba os estados do RS, de SC e do PR), dispensando, assim, o uso do papel nas novas ações que forem protocoladas.
Também participaram da coletiva, realizada na sede da OAB de Rio Grande, os diretores de Foro da Justiça Federal do RS, juiz federal Marcelo De Nardi, e da Subseção de Rio Grande, juíza Cláudia Maria Dadico, e o juiz federal Sérgio Tejada Garcia, titular da 2ª VF do município, convocado para atuar no tribunal e que coordena a comissão instituída para implementar o processo eletrônico.
Hoje, a partir das 19h, acontece a cerimônia de instalação do processo eletrônico em Rio Grande. O evento será realizado no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), no auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico (Cidec/Sul), na Avenida Itália, quilômetro 8, Bairro Carreiros.
A solenidade será coordenada pelo presidente do TRF4 e contará ainda com a participação dos diretores de Foro da JF de Santa Catarina, juiz federal Alcides Vettorazzi, e do Paraná, juiz federal Danilo Pereira Júnior, dos magistrados que participaram da coletiva e de outras autoridades locais, estaduais e regionais.
Fonte: TRF4
