Foi realizado ontem (8/11) pela manhã, em Porto Alegre, o Passeio Ciclístico ? V Ciclotur, evento organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da capital gaúcha e que contou com o apoio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e da Justiça Federal do RS, além de outras instituições e entidades.
Os ciclistas saíram do Parque Marinha do Brasil e foram em direção à Zonal Sul da cidade, até a praça Souza Gomes, no bairro Tristeza, retornando posteriormente ao parque, que fica às margens do Lago Guaíba.
Inicialmente previsto para acontecer no dia 27 de setembro, dentro das atividades da 13ª Semana da Bicicleta, o passeio teve que ser transferido devido à chuva que caiu na capital gaúcha naquela ocasião. Ontem (8/11), após um sábado de muita chuva, o tempo colaborou e permitiu a realização do evento.
A diretora-geral do TRF4, Eloísa Agra Hassen, foi uma das ciclistas que participou do passeio. Ela salientou que a atividade marca o início de uma proposta de acesso ao prédio do TRF4 nos horários de expediente de bicicleta. ?A ideia é que a JF colabore com a sociedade no sentido de que se leve uma vida mais saudável, com qualidade, e que se possa trabalhar menos estressado, indo e voltando feliz para casa, de bicicleta?, concluiu.
Eloísa lembrou que o prédio do TRF4 já tem bicicletário e vestiários, incentivando dessa forma que as pessoas utilizem a bicicleta como alternativa de transporte.
Na praça Souza Gomes houve tempo para descanso, hidratação e também sorteio de brindes. A seguir, o grupo retornou até o Parque Marinha do Brasil. Durante todo o percurso, os participantes foram acompanhados pela Brigada Militar, pela EPTC, por uma ambulância e veículos de apoio.
Percurso do V Ciclotur saiu do Parque Marinha do Brasil e foi até o
bairro Tristeza, margeando o Lago Guaíba
Alternativa de transporte
A crescente poluição mundial, os engarrafamentos nas grandes cidades e a necessidade de exercícios para uma vida mais saudável estão levando as instituições e os governos a buscarem a bicicleta como alternativa de transporte, pois pedalar reduz a suscetibilidade a males relacionados com o estilo de vida moderno. Entretanto, uma pesquisa apresentada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) concluiu que a bicicleta corresponde a apenas 2% do total de meios de locomoção no trânsito brasileiro, contra 28% de automóveis. Por outro lado, uma bicicleta ocupa apenas 5 metros quadrados numa via por passageiro transportado, enquanto o carro chega a 40 metros quadrados.
Veja reportagem para TV sobre o Passeio Ciclístico
Fonte: TRF4