Com a abertura da exposição ?Justiça Federal, suas Casas e Histórias Reveladas?, a Justiça Federal do RS (JFRS) realizou mais uma das atividades programadas para marcar os 45 anos de sua reinstalação. A solenidade ocorreu no final da tarde de ontem (13/6), no Palacete Santo Meneghetti. O local, onde hoje funciona o Gabinete da Primeira-Dama do Estado, foi a primeira sede do Judicário Federal na capital. Entre 9 de maio e 20 de julho de 1967, logo após a sua reinstalação, a JFRS funcionou no antigo ?Palacinho?, em duas salas cedidas pelo Governo do Estado. A mostra estará aberta ao público nos dias 14, 15, 18 e 19 de junho, das 14h às 18h.
O acervo documental da JFRS exposto conduziu os convidados a uma viagem no tempo, por meio de objetos, fotografias e processos autuados no seu período inicial. Durante a abertura da mostra, também houve uma representação teatral produzida a partir das memórias da primeira servidora da Justiça Federal no estado, Neusa Arsilda de Negri. A teatralização foi feita pela atriz Fernanda Petit, vestindo o mesmo traje que a servidora usou em sua posse, no ano de 1967. A direção da apresentaçao é de Adriane Mottola.
A inauguração contou com as presenças da presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora Marga Barth Tessler, do diretor do Foro da JFRS, juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli, da primeira-dama do RS, Sandra Genro, e do procurador-chefe da Procuradoria da República no RS, Antônio Carlos Welter. Também participaram da solenidade o vice-presidente do TRF4, desembargador Luiz Carlos Lugon, os juízes federais José Francisco Spizzirri, presidente da Ajufergs, e Ingrid Schroder Sliwka, coordenadora do projeto de gestão documental da JFRS, e a desembargadora aposentada Silvia Goraieb, ex-presidente do TRF4.
Exposição no “Palacinho” apresenta acervo documental da JFRS
Fonte: Imprensa JFRS
Fonte: TRF4
