Foi realizado hoje (5/11) pela manhã o Encontro Inaugural do ?Fórum Estratégico dos Juizados Especiais Federais (JEFs) e das Turmas Recursais?, atividade voltada a juízes federais que atuam na área. Realizado na modalidade a distância, o encontro virtual reuniu magistrados nas sedes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, e das Seções Judiciárias de Florianópolis e Curitiba, e pela Internet, por videoconferência transmitida diretamente no ambiente virtual de aprendizagem do curso.
Na sala de sessões 3 do TRF4, estiveram presentes os desembargadores federais Vilson Darós, presidente do tribunal, Paulo Afonso Brum Vaz, coordenador regional dos juizados, e Tadaaqui Hirose, diretor da Escola da Magistratura (Emagis), e os juízes federais Marcelo De Nardi, diretor do Foro da JF do RS, e Eduardo Tonetto Picarelli, coordenador seccional dos JEFs no RS. Também participou o assessor de planejamento e gestão da corte, José Carlos Bonato.
O diretor do Foro da JF de Santa Catarina, juiz federal Alcides Vetorazzi, acompanhou o encontro, por videoconferência, a partir de Florianópolis. Já de Curitiba, a atividade contou com a presença dos juízes federais Danilo Pereira Júnior, diretor do Foro da JFPR, e José Antonio Savaris, coordenador seccional dos juizados no Paraná. Os demais magistrados inscritos no fórum puderam assistir o encontro virtualmente, pela Internet, por meio do AVA do EAD/Emagis.
Integração para planejar estratégias
O presidente do TRF4 abriu o encontro inaugural do fórum destacando o uso da videconferência, uma tecnologia moderna muito significativa que deve ser utilizada em atividades como a de hoje. Darós ressaltou também a importância dos debates, da troca de ideias e das discussões sobre o tema que o fórum vai propiciar aos 66 magistrados federais inscritos. ?Todos sabem a importância que o planejamento estratégico possui dentro de uma instituição?, disse o desembargador, salientando a necessidade de participação de todos os envolvidos para a elaboração do plano. ?O engajamento e a integração são indispensáveis para que obtenhamos o objetivo principal, que é o melhor atendimento ao jurisdicionado?, concluiu.
Para o diretor da Emagis, o momento é especial e revela um duplo desafio: a utilização pioneira do ambiente virtual de aprendizagem e a discussão do planejamento estratégico dos JEFs. A Escola, lembrou Hirose, acredita que o ensino online é uma ?ótima alternativa para a realização dessa atividade?. Ele desejou a todos os juízes um profícuo trabalho e o pleno êxito no desafio que estão assumindo.
Brum Vaz explicou que a ideia do Fórum Estratégico é propiciar a participação e um ambiente democrático para a definição das metas e objetivos do planejamento. Ele também ressaltou a importância do diálogo estratégico e da busca do consenso entre os participantes das discussões. O coordenador dos JEFs da 4ª Região lembrou que será disponibilizado no AVA do Fórum um material didático e de apoio feito por técnicos e especialistas em planejamento estratégico.
Diretrizes para o quinquênio 2010-2014
O Fórum objetiva consolidar diretrizes para os juizados e turmas recursais da 4ª Região, que serão implementadas pelo Planejamento Estratégico do TRF4 para o quinquênio 2010-2014. A atividade, realizada totalmente a distância, sem encontros presenciais, é composta por quatro módulos (ambientação, conteúdo, fóruns de debates e plenária), que vão se desenvolver até o próximo dia 20. A atividade de ensino é uma promoção conjunta da Coordenadoria dos JEFs e da Emagis.
Abertura foi feita pelo presidente do TRF4, Vilson Darós (C), a partir
da sede da corte, em Porto Alegre
Fonte: TRF4