Índice de acordos realizados com o INSS passou a marca de 75%
A Central de Conciliação da Justiça Federal de São Paulo, coordenada pela juíza federal Fernanda Hutzler, encerrou, no dia 15 de junho, uma rodada de audiências de conciliação em processos previdenciários. Foram 67 processos oriundos da 7ª Vara Previdenciária.
Durante a realização das audiências, foram fechados 49 acordos, ou seja, 75,38% de conciliações bem sucedidas. O valor homologado em acordos, isto é, que deverá ser pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social-INSS aos segurados, se aproxima de 2 milhões de reais.
A conciliação é um método alternativo de solução de conflitos em que as partes, amparadas por um juiz e uma equipe de conciliadores, dialogam sobre seu caso e tentam construir sua própria solução, dispensando uma sentença em que uma das partes vence e a outra perde. A realização de acordos evita a entrada de recursos e encurta o tempo de duração de um processo.
Todas as semanas, a Central realiza audiências de conciliação, buscando resolver conflitos entre o cidadão e os entes públicos federais. O trabalho é dirigido pelo Gabinete da Conciliação do TRF3, comandado pela desembargadora federal Daldice Santana.
Andréa Moraes
Assessoria de Comunicação
Fonte: TRF3