A apresentação do portal, que reunirá modernidade e acessibilidade, foi feita pelo servidor Fábio Galdini, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), oportunidade em que se mostraram as novas funcionalidades.
Para o presidente do Tribunal, o novo sítio eletrônico do Tribunal, além de modernizar o serviço, irá melhorar a acessibilidade para toda a Primeira Região. Mário César Ribeiro destacou que este é um pleito antigo. ?É uma demanda que recebemos dos usuários, principalmente do público externo, advogados e operadores do direito, que mostraram ter uma grande dificuldade para obter as informações no site do Tribunal, como andamento processual e informações de áreas administrativas?, afirmou.
Dentre as principais dificuldades verificadas no antigo portal foram destacadas a duplicidade de conteúdos e a atualização centralizada na área de Tecnologia da Informação (TI). Pela nova proposta, cada secretaria fará as atualizações necessárias, que serão automaticamente efetivadas em todo o portal.
Outro destaque do novo portal é a mudança de foco. O antigo beneficiava a estrutura organizacional; o novo procura dar mais acessibilidade ao cidadão. O portal terá um leiaute moderno, com plataforma tecnológica de última geração, capaz de incluir novos serviços e informações de forma rápida e simples.
O diretor-geral da Secretaria (Diges), Roberto Cavalcante, explicou que foram realizadas reuniões com as secretarias do Tribunal, com o objetivo de estudar detalhadamente o Projeto, tendo sido feitos todos os ajustes necessários. E destacou: ?procuramos fazer um site voltado para a parte principal do Tribunal, que é a área da informação processual, um site negocial, procurando deixar mais acessíveis as informações processuais de jurisprudência e dando um caráter mais leve às informações e acessibilidade?.
Já o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Roberto Petruff, afirmou que a Secretaria trabalha nas fases de elaboração e adequação do portal, para o lançamento da nova página em todas as seções judiciárias, o que deve ocorrer em outubro, e destacou que nas seccionais o portal seguirá os mesmos princípios de clareza e acessibilidade.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional federal da 1.ª Região
Fonte: TRF1