Senado

Wellington Dias pede atenção com potencial energético de Maranhão e Piauí

Da Redação

Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (14), o senador Wellington Dias (PT-PI) cobrou mais atenção do governo federal para a geração de energia no Piauí e no Maranhão. O senador destacou que estudos já confirmaram a existência de grandes reservatórios de gás e petróleo na região do Rio Parnaíba, que banha Piauí e Maranhão.  Segundo Wellington Dias, o Rio Parnaíba é o maior rio que nasce e morre no Nordeste, com mais de 1,5 mil quilômetros de extensão.

O parlamentar pediu agilidade na realização dos leilões para exploração de gás natural na região. De acordo com Wellington, serão 13 lotes para o estado do Piauí e sete para o Maranhão. Na visão do senador, a exploração do gás natural na região do Parnaíba pode ajudar o Brasil a se tornar autossuficiente em termos de energia.

Wellington Dias também disse que está previsto o leilão de cinco hidrelétricas ao longo do rio. As obras integram a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e deve custar R$ 1,2 bilhão.  Ele ainda informou que os parlamentares do Piauí estão agendando um encontro com a presidente Dilma Rousseff para tratar do assunto.

– Garantir as condições de desenvolvimento sustentável é bom para o Piauí, para o Maranhão e para o Brasil – afirmou.

Agroshow

Wellington Dias também registrou a realização do Agroshow, na cidade de Bom Jesus (PI). O evento, que começou nessa quarta-feira (13) e vai até o próximo sábado (16), tem o objetivo de promover o agronegócio na região sul do Piauí. O senador destacou que obras de infraestrutura, como ligação de energia elétrica e asfaltamento de estradas, estão ajudando a integrar a região com o restante do estado.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Wellington Dias pede atenção com potencial energético de Maranhão e Piauí. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/wellington-dias-pede-atencao-com-potencial-energetico-de-maranhao-e-piaui/ Acesso em: 23 set. 2026
Sair da versão mobile