Senado

Vital do Rêgo nega existência de blindagem para convocação de governadores

Rodrigo Baptista, Isabela Vilar

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito mista que investiga o contraventor Carlinhos Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), negou, após a reunião desta quinta-feira (17), a existência de qualquer tipo de “blindagem” dos governadores Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF). A CPI aprovou a convocação de 51 pessoas, além da quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico de 36 pessoas físicas e jurídicas.

Vital do Rêgo disse que na pauta da reunião da CPI desta quinta-feira (17) estava previsto, apenas a quebra de sigilo “que é a base do processo investigatório”, não havendo nada que dissesse respeito à convocação dos governadores.

Mas o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR) considera indispensável o depoimento dos governadores.

O que nós temos colocado, sempre com muita clareza, é que os três governadores devem vir. O Marconi Perillo já se dispôs a vir. Quem apresentou requerimento de convocação do Marconi Perillo foi o PSDB. Nós estamos aguardando a aprovação dos requerimentos para que os três governadores possam vir depor na CPI – disse o senador após a reunião.

Questionado sobre a decisão da CPI de quebrar o sigilo apenas das unidades do Centro-Oeste da Delta Construções, Vital do Rêgo não descartou o acesso às contas das demais filiais da empresa.

– O início da investigação, pelo plano de trabalho que foi formulado, é a Delta Centro-Oeste. A Delta Sudeste, a Delta Norte, a Delta Sul ou qualquer outra vai entrar de acordo com o aprofundamento das investigações a depender de uma decisão colegiada – afirmou.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) criticou a decisão da CPI de limitar a quebra de sigilo à Delta Centro-Oeste e afirmou que a comissão está fazendo uma “investigação seletiva”.

– Não tem como tirar desse processo de investigação a Delta no todo. Essa investigação vai ficar pela metade, vai ser seletiva se não quebrar o sigilo fiscal, o sigilo bancário e todos os sigilos da Delta Brasil e em especial da Delta Centro-Oeste – criticou.

Na mesma linha, Cassio Cunha Lima (PSDB-PB) pediu maior transparência no processo.

– O que nós queremos é uma investigação ampla, transparente e que possa revelar a verdade. Da forma como os trabalhos estão sendo conduzidos, isso não será atingido – disse.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Vital do Rêgo nega existência de blindagem para convocação de governadores. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/vital-do-rego-nega-existencia-de-blindagem-para-convocacao-de-governadores/ Acesso em: 13 jun. 2026
Sair da versão mobile