A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) sustentou, na sessão de homenagem ao Dia Nacional dos Ostomizados, que os preconceitos sociais contra os deficientes só serão vencidos se a sociedade receber informações objetivas e claras sobre a realidade vivida por estas pessoas. É nesse ponto, disse a senadora, que entram as associações, que defendem os deficientes, como os ostomizados, perante os órgãos de governo e a sociedade.
Serys Slhessarenko afirmou que a Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso) fez desde sua criação, em 1985, um importante trabalho de esclarecimento e de conquistas legislativas, entre elas o Decreto 5.296/04, que as incluiu no rol de pessoas com deficiência. A última conquista, continuou, é a portaria assinada nesta terça-feira (17) pelo ministro da Saúde lançando as diretrizes nacionais para organização dos serviços aos ostomizados a serem prestados pelos hospitais que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Senado vem fazendo sua parte, aprovando projetos que beneficiam os deficientes, lembrou a senadora. No caso dos ostomizados, ela lembrou que foi aprovado substitutivo que aperfeiçoa o Projeto de Lei da Câmara 59/06, que torna obrigatório o fornecimento, pelos planos de saúde privados, de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, de coletor de urina e de sonda vesical. O substitutivo do Senado foi enviado ao exame dos deputados e Serys Slhessarenko acredita que ele será aprovado em breve.
Fonte: Senado
