Da Redação
Em Discussão!, editada pelo Jornal do Senado, traz a cobertura completa da audiência pública de maio e do seminário de setembro promovidos pela CAS sobre o tema Segurança no Trânsito – Motocicletas. Para debater com os senadores, compareceram mais de 30 convidados, entre especialistas de tráfego, sociólogos, representantes da indústria, dos motociclistas profissionais e dos órgãos governamentais incumbidos de enfrentar o problema.
Buscar saídas para melhorar esse sinistro quadro é tarefa urgente, afirmou a senadora Ana Amélia (PP-RS), quando coordenou os dois debates. A revista mostra que o Legislativo tem importante papel a desempenhar, pois cabe a ele, por exemplo, assegurar recursos para a educação no trânsito e formular novas regras para melhorar a fiscalização e a segurança dos motociclistas.
Números de assustar
Ao longo de suas 80 páginas, Em Discussão! revela para os leitores o avanço das motos na paisagem do trânsito nacional (já são 19 milhões delas nas ruas), em uma fenômeno claramente associado às recentes transformações econômicas por que passou o país. De acordo com dados da indústria, 85% dos compradores de motocicletas pertencem às classes C, D e E. Elas oferecem, para um grande contingente de brasileiros, alternativa ao usualmente precário transporte coletivo, quando não se transformam no meio de sobrevivência (motoboys, mototaxistas e motofretistas são profissões regulamentadas).
Porém, as estatísticas econômicas não se comparam aos números de uma tragédia social diária. O custo das mortes e feridos no trânsito, de acordo com estimativas, soma anualmente mais de R$ 13 bilhões por ano. Se 26,7% da frota são motocicletas, 65,3% das indenizações pagas pelo seguro DPVAT por morte e invalidez se referem a acidentes envolvendo motocicletas. São três indenizações por invalidez a cada minuto, em média. Em geral, os envolvidos têm entre 18 e 34 anos (40%) e são homens (77%). O que demonstra a grave ameaça que a tragédia do trânsito representa para o futuro do país.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Senado
