O senador João Ribeiro (PR-TO) comemorou nesta terça-feira (6) os 21 anos do estado do Tocantins, criado com a promulgação da Constituição de 1988. Ele lembrou a luta pela criação do estado e disse esperar que o novo governador – a ser escolhido indiretamente pela Assembleia Legislativa nesta semana – para cumprir o mandato do governador afastado Marcelo Miranda – consiga reunir as forças políticas em nome da retomada do desenvolvimento.
– O Tocantins não vive um momento bom do ponto de vista financeiro. É preciso que todos estejamos juntos para recolocar o estado nos trilhos do desenvolvimento – disse.
Entre os desafios a serem enfrentados pelo próximo governador, o senador destacou as obras da Ferrovia Norte-Sul – de acordo com ele, a “obra do século” para o estado – já que representará sua integração com outras regiões do país e com os portos que lhe permitirão escoar sua produção para o exterior.
João Ribeiro também apontou obstáculos a serem vencidos na área de habitação, mas comemorou os avanços alcançados nas últimas duas décadas, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde e educação.
– Não tínhamos pavimentação asfáltica; as estradas eram todas de terra. Hoje, o Tocantins é um estado pujante. Há muita coisa ainda a ser feita, mas sabemos avaliar a evolução desses 21 anos. Nesse momento, só temos o que comemorar – disse.
Fonte: Senado