Da Redação
O senador Jayme Campos (DEM-MT) propôs em Plenário, nesta quinta-feira (6), projeto de resolução interna para a criação de prêmios de jornalismo que levem os nomes de Ruy Mesquita e Roberto Civita, jornalistas falecidos no mês passado.
As premiações, explicou Jayme Campos, ocorreriam anualmente em sessão especial do Senado realizada no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado dia 7 de junho, que o parlamentar considerou “uma data dedicada, sobretudo, à reflexão quanto aos mecanismos que garantem o livre pensamento de nossa comunidade”.
O Prêmio de Jornalismo Roberto Civita, seria dedicado a laurear os profissionais da imprensa que, com suas reportagens, contem histórias relevantes sobre o caráter solidário e democrático da gente brasileira.
Já o prêmio Personalidade Jornalística do Ano Rui Mesquita, seria forma de reconhecer o valor e o empenho de dirigentes e profissionais dos meios de comunicação, “da busca permanente do aprimoramento e a consolidação dos institutos democráticos nacionais”, como afirmou o senador.
– É, ao mesmo tempo, uma legítima homenagem a dois grandes construtores do padrão ético da imprensa brasileira, Roberto Civita e Rui Mesquita, e aos jornalistas que arriscam diariamente suas vidas desvendando e publicando reportagens que contam a história de nossa comunidade – disse.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Senado
