Da Redação e Da Rádio Senado
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que é responsabilidade do governo federal e de todo o país ajudar na solução da crise enfrentada pela Universidade de São Paulo (USP).
Cristovam afirmou que a USP é “a estrela maior” do sistema universitário brasileiro e é uma das raras universidades da América Latina entre as melhores do mundo. No entanto, a instituição enfrenta, atualmente, uma crise que prejudica seus quase 100 mil alunos e seus seis mil professores.
Cristovam Buarque informou que a universidade gasta hoje com pessoal mais do que recebe do governo de São Paulo. Isso, explicou, força a instituição a sacrificar pesquisas e investimentos, o que, na prática, prejudica o país inteiro.
Para ajudar na solução desse problema, Cristovam Buarque propôs, entre outras medidas, o repasse de verbas federais para a instituição. Ele sugeriu também que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social crie uma linha de financiamento para ajudar a USP a reorganizar suas contas.
– Creio que há outras fontes de financiamento que nós estamos hoje desperdiçando e que poderiam servir para cobrir os gastos da USP e até mesmo de outros setores universitários que talvez enfrentem problemas. Além do BNDES, além do financiamento via desoneração tributária, por que não o governo federal ser garantidor – e mesmo intermediário – no financiamento privado e de financiamento internacional para a USP? – sugeriu o senador.
Na opinião de Cristovam Buarque, a USP vive também uma crise de identidade. Mas ele acredita que essa crise atinge as universidades do mundo inteiro, que precisam reavaliar seu papel diante das novas tecnologias e da rápida produção e divulgação do conhecimento.
– O papel da universidade – o que ela faz, como faz e para quem ela trabalha – precisa ser repensado – disse o senador.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Senado