Senado

Com pauta trancada por MPs, Plenário não vota projetos

Da Redação

Com a pauta trancada por duas medidas provisórias (MP 549/2011 e MP 551/2011), o Plenário não votou projetos nesta quinta-feira (19). Apesar de já ter relatório, a MP 549/2011 não foi examinada, porque não haviam decorrido 24 horas de sua entrega pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).

– Ela deve ser votada na próxima terça-feira – disse Jucá à Agência Senado.

A MP 549/2011, que sofreu mudanças na Câmara e por isso chegou ao Senado como Projeto de Lei de Conversão (PLV) 7/2012, reduz a zero a alíquota de PIS/Pasep e de Cofins da importação e da venda de produtos destinados a beneficiar pessoas com deficiência e dos pequenos produtores de bebidas. A medida também prorroga a isenção para equipamentos usados para treino de atletas olímpicos.

Além disso, a MP autoriza o Executivo a contribuir para grupos internacionais que investigam crimes de lavagem de dinheiro. Seu último dia de vigência é 26 de abril.

Guerra dos portos

Na terça-feira também poderá ser votado o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72/2010, que põe fim à guerra dos portos ao unificar em 4% das alíquotas interestaduais do ICMS sobre importados, a partir de 1º de janeiro de 2013. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Como é um projeto de resolução de competência exclusiva do Senado, pode ser votado independentemente do destrancamento da pauta.

Aeroportos

A votação da segunda MP 551/2011 pode demorar mais um pouco. É que, apesar de ter sido recebida pelo Senado no dia 16, ainda não há um relator para a matéria, que também teve alterações na Câmara e tramita como PLV 8/2012.

O texto diminuiu de 50% para 35,9% o Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero) incidente sobre as taxas cobradas das companhias aéreas e dos passageiros. A redução vale desde janeiro deste ano e teve como objetivo aumentar a atratividade dos aeroportos concedidos à iniciativa privada em fevereiro. O prazo final de vigência da MP é 1º de maio.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Com pauta trancada por MPs, Plenário não vota projetos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/com-pauta-trancada-por-mps-plenario-nao-vota-projetos/ Acesso em: 29 set. 2026
Sair da versão mobile