Senado

Ato no Senado lança campanha contra privatização do nome Amazônia

Da Redação

Com o apoio do Comitê Gestor de Internet (CGI), órgão que regula e coordena atividades da internet no Brasil, parlamentares e entidades governamentais e da sociedade lançarão nesta quarta-feira (19), no Senado, campanha contra a solicitação feita pela gigante do comércio eletrônico Amazon à ICANN (Corporação da Internet para Designação de Nomes e Números) sobre direito exclusivo ao domínio .amazon, palavra inglesa que significa amazônia.

Denominada de “Nossa Amazônia – Contra a privatização do nome Amazônia”, a campanha consiste no lançamento de uma petição eletrônica que pretende recolher milhares de assinaturas no abaixo-assinado que será entregue na reunião do comitê gestor de governos (GAC) da ICAAN no próximo mês, na África. A petição já está disponível no endereço www.nossaamazônia.org.br.

– O registro de domínio genérico que faz referência à região amazônica não deve estar atrelado exclusivamente a interesses comerciais – defendeu a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) em discurso nesta terça (18) no Senado.

O comitê gestor de governos da ICANN vai avaliar uma solicitação dos países do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), formado pelo Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Guianas e Suriname, para que o órgão aprove uma recomendação evitando que interesses privados prevaleçam sobre o público e que o pedido da Amazon seja retirado da lista de avaliação.

A ICANN está avaliando mais de dois mil pedidos de novos domínios que vão mudar o ambiente na internet que abriga atualmente domínios como .com, .net, .gov e o código de países como .br.

Confirmaram presença no lançamento da campanha, além de parlamentares, os embaixadores de Brasil, Bolívia, Guiana e Colômbia no Tratado de Cooperação Amazônica.

Na quinta-feira (20), às 9h, a Comissão de Relações Exteriores do Senado volta a debater o assunto em audiência pública com os embaixadores da OTCA e outros convidados.

As informações são da assessoria de imprensa da senadora Vanessa Grazziotin.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ato no Senado lança campanha contra privatização do nome Amazônia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/ato-no-senado-lanca-campanha-contra-privatizacao-do-nome-amazonia/ Acesso em: 16 jul. 2026
Sair da versão mobile