Senado

Ângela Portela comemora os 122 anos do município de Boa Vista

Da Redação

Em pronunciamento nesta segunda-feira (7), a senadora Ângela Portela (PT-RR) parabenizou Boa Vista, capital de Roraima, pela passagem dos 122 anos de emancipação do município. A senadora disse que Boa Vista é uma cidade bonita, jovem, em plena ascensão e desenvolvimento, que conta hoje com 320 mil habitantes.

A senadora disse que, embora pouco conhecida no resto do país, Boa Vista em uma relevante historia no cenário nacional, que remonta ao final do século 17, quando a Coroa portuguesa percebeu a importância da ocupação da região.

Àquela época, explicou a senadora, a região era disputada por espanhóis, holandeses e ingleses, que começaram a ocupar o norte da América do Sul a partir do Caribe.

Nos últimos dez anos, afirmou, Boa Vista cresceu muito e rapidamente, tornando-se um grande centro acadêmico da Região Norte, com o total de nove instituições de ensino superior, sendo quatro públicas.

Em 1988, a promulgação da Constituição, que alçou o ex-território federal de Rio Branco à condição de estado, elevou o fluxo migratório à região, em razão da realização de concursos públicos para diversas categorias profissionais.

Em breve, informou Ângela Portela, Boa Vista contará com um teatro municipal com capacidade para 1.200 pessoas, e ainda com um central de distribuição de alimentos (Ceasa), que favorecerá a comercialização da produção dos pequenos agricultores familiares.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ângela Portela comemora os 122 anos do município de Boa Vista. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/angela-portela-comemora-os-122-anos-do-municipio-de-boa-vista/ Acesso em: 23 set. 2026
Sair da versão mobile