Planalto

Produtores rurais são beneficiados com entrega de 1.275 retroescavadeiras pelo PAC 2

Produtores rurais de 46 municípios de Minas Gerais foram beneficiados nesta sexta-feira (23) com a entrega de retroescavadeiras, que servirão na reestruturação de estradas vicinais, melhorando o escoamento da produção agrícola. A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que prevê a compra de 1.275 máquinas até 2014, um investimento de R$ 1,8 bilhão.

Para os municípios de Minas Gerais, o PAC 2 ainda prevê a entrega de outras 117 retroescavadeiras até junho.

“O uso do maquinário permitirá o escoamento dos produtos da agricultura familiar rural e dos assentados da reforma agrária. Será possível vender para os mercados locais, além de incluir esses produtores nos programas de Aquisição de Alimentos e de Alimentação Escolar”, disse o delegado federal do MDA em Minas, Alcides Guedes Filho.

O produtor rural Eliseu José de Oliveira, 44 anos, que sobrevive com o plantio de mandioca e cana de açúcar, considera a ação uma boa iniciativa do governo federal. Segundo ele, a chegada das máquinas vai ajudar na melhoria das estradas e na contenção de enxurradas.

“O agricultor familiar precisa de água e a mais perto é a das nascentes, que é preservada com a contenção das enxurradas”, diz Eliseu, produtor em Rio Pardo de Minas, um dos municípios beneficiados com a entrega das máquinas.

O prefeito de Manonas (MG), Edivan Roberto Alves Cardoso, acrescentou que as retroescavadeiras também serão usadas para recuperar a estradas vicinais afetadas pela seca.

“As máquinas vão recuperar as estradas que recentemente foram prejudicadas pela seca, o que agravou a situação das vias de ligação usadas pelos agricultores familiares do campo”, explicou o prefeito.

PAC 2

Dados do PAC 2 revelam que 126 municípios do Rio Grande do Sul, 20 municípios do Rio de Janeiro e 31 municípios do Espírito Santo já foram contemplados com 165 retroescavadeiras. Outras 1.110 máquinas serão distribuídas em todo o país até junho. O programa também prevê a licitação para aquisição de 12 motoniveladoras no próximo mês.

Fonte: Portal Planalto

Fonte: Presidência

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Produtores rurais são beneficiados com entrega de 1.275 retroescavadeiras pelo PAC 2. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/produtores-rurais-sao-beneficiados-com-entrega-de-1-275-retroescavadeiras-pelo-pac-2/ Acesso em: 23 abr. 2024
Sair da versão mobile