Planalto

Bibliotecas públicas recebem telecentros comunitários

Os usuários de 403 bibliotecas públicas de todo o país já podem utilizar os kits telecentros doados pelo Ministério das Comunicações como forma de incrementar estudos e pesquisas. Os pontos já estão montados e, até o final de outubro, estudantes e professores terão acesso gratuito à internet de alta velocidade. Ao todo, 410 bibliotecas públicas serão beneficiadas com a instalação de 4.100 computadores ligados à internet. A ação é possível graças a uma parceria do Ministério da Cultura, que repassou ao Ministério das Comunicações cerca de R$ 9 milhões por meio de um Termo de Descentralização de Crédito. O Ministério das Comunicações fez um aditivo ao contrato de licitação dos 6,2 mil kits para a primeira etapa do Programa Telecentros Comunitários, em 2007, e adquiriu mais 410 kits para o programa Mais Cultura.

Cada kit telecentro custou aproximadamente R$ 21.400 com equipamentos. São 11 computadores conectados em rede e com acesso à internet banda larga, um projetor multimídia, uma impressora e todo o mobiliário necessário para o funcionamento. A seleção dos municípios que receberam os kits foi feita pelo Ministério da Cultura. Por meio de um termo de doação, o Ministério das Comunicações entregou os kits às prefeituras, que os encaminhou às bibliotecas pública municipais.

A intenção do governo federal é aumentar as visitas às bibliotecas e diversificar as fontes de consulta, além de possibilitar aos visitantes acesso gratuito às novas tecnologias. “A tecnologia colocada pelo Ministério das Comunicações à disposição nas bibliotecas d;a condições de um leitor tradicional vir a ser também um leitor digital”, afirma o coordenador de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações, Carlos Paiva.

Segundo o Ministério da Cultura, a meta do programa Bibliotecas Mais Cultura é zerar o número de municípios sem bibliotecas ainda este ano e modernizar as já existentes. De acordo com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, 661 municípios ainda não têm esses espaços.

Fonte: Presidência

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Bibliotecas públicas recebem telecentros comunitários. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/bibliotecas-publicas-recebem-telecentros-comunitarios/ Acesso em: 16 jul. 2024
Sair da versão mobile