OAB/ES

Violência policial e racismo é o tema da palestra de Thiago Fabres no I Seminário Integrado de Direitos Humanos

24 | 11 | 2014

Violência policial e racismo é o tema da palestra de Thiago Fabres no I Seminário Integrado de Direitos Humanos

A política criminal no Brasil será um dos temas em debate no I Seminário Integrado de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), que será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, no auditório da Multivix. Um dos palestrantes convidado é o o advogado criminalista Thiago Fabres de Carvalho, doutor e mestre em direito. Ele integra o Painel I e sua palestra vai abordar a violência policial e racismo. 

O advogado apresentará um histórico sobre a formação da polícia no Brasil para mostrar que a polícia foi criada como instrumento de perseguição aos negros, desde o período colonial. “De alguma maneira as forças policiais nasceram a serviço de uma determinada classe, e o racismo aparece como um componente desta ação, que perdura até os dias de hoje. Na palestra, vou tentar focar um pouco mais na atualidade para mostrar como que as políticas de segurança pública reproduzem essa herança de escravização e perpetuação da desigualdade. As políticas de segurança pública no Brasil, na verdade, são instrumentos de controle social de negros e pobres”, enfatiza Thiago Fabres. 

Para ele, os próprios bairros escolhidos para abordagens policiais são propositalmente de periferia. “Essas ações com armas e incursões mais violentas em revistas com certa truculência acontecem em regiões periféricas. Ao passo que, nos bairros considerados nobres, a polícia faz a vigilância, não a operação”, citou. 

Thiago Fabres ressaltou: “É importantíssimo que a Ordem apresente uma produção a respeito dessas lutas pela afirmação de direitos no Brasil, sobretudo de uma ampla parcela da população, que historicamente sofre com o preconceito e discriminação. É fundamental que influenciemos a partir do debate da construção de políticas públicas.” 

Neste painel também será palestrante o advogado e membro da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, Clécio José Morandi de Assis Lemos, que vai falar sobre a política de drogas.

Após as duas palestras, o painel prossegue com o debate entre os participantes.

Durante o Seminário também estarão em discussão os temas: O Estado Violador de Direitos, Racismo Institucional e Vitimização da Juventude Negra e Diversidade Sexual.

Inscrição

As inscrições estão abertas. A taxa tem um valor simbólico, sendo de R$ 10,00 para advogados regularmente inscritos na Seccional e estudantes de Direito e de R$ 15,00, para os demais participantes. 

Para proceder com a inscrição é necessário fazer o pagamento da taxa, por meio de depósito efetuado no Banestes – ag. 084 e c/c 9526054. Em seguida, encaminhar o comprovante para o email comissoesoabes@gmail.com , informando também o nome completo e qualificação. Uma mensagem será enviada confirmando o recebimento do pedido de inscrição. A arrecadação será revertida para uma entidade beneficente. 

O evento terá certificação da Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB-ES).

Mais informações pelo telefone 3232-5606, de segunda a sexta-feira, entre 12 e 19horas.

 

Fonte: OAB/ES

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Violência policial e racismo é o tema da palestra de Thiago Fabres no I Seminário Integrado de Direitos Humanos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oabes/violencia-policial-e-racismo-e-o-tema-da-palestra-de-thiago-fabres-no-i-seminario-integrado-de-direitos-humanos/ Acesso em: 01 nov. 2025
Sair da versão mobile