06 | 07 | 2012
Sejus transfere 530 presos e ainda assim Centro de Triagem continua superlotado
Depois que o Tribunal de Justiça do Espírito Santo determinou o fim da superlotação do Centro de Triagem de Viana, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) transferiu 530 detentos. As quatro alas do Centro de Triagem abrigam atualmente 310 presos, sendo que têm capacidade para 178.
O secretário da Sejus, Ângelo Roncalli, reconhece que a unidade continua superlotada. Segundo ele, a quantidade de presos está 80% superior ao que comporta. Roncalli afirma que, apesar do esforço da secretaria, será difícil rever a situação visto que o Centro de Triagem recebe, por dia, de 25 a 30 presos.
Eu, como gestor, não tenho como recusar o recebimento de presos. Se eu pudesse, lógico que não iria receber para evitar a superlotação. Nós temos que trabalhar o controle dos prazos dos presos provisórios. Esse é o grande esforço que tem que ser feito para evitar a superlotação. Caso contrário vai continuar”, diz o secretário.
Os presos foram levados para presídios da Grande Vitória e do interior do Estado. O secretário garantiu que as unidades prisionais que receberam estes detentos não ficaram superlotadas. Roncalli ressaltou que a previsão do Governo do Estado é que a população carcerária seja, até o final deste ano, de 15,3 mil presos. Até o início deste mês haviam 14,3 mil detentos em todo o Estado.
“Esse crescimento está muito além do que estávamos prevendo. Estamos com processo de licitação aberto de nove projetos para construção de Centros de Detenção Provisório no interior do Estado”, ressaltou.
No dia 25 de junho, o desembargador Willian Silva, presidente da Comissão de Prevenção e Combate à Tortura do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, constatou a superlotação no Centro de Triagem.
A denúncia de que o Centro de Triagem estava superlotado partiu da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo. Na época, 670 detentos estavam nas quatro alas da unidade. Celas onde deveriam haver algo entre oito e dez internos havia mais de 20 presos.
O Centro Triagem fica no complexo prisional de Viana. O local é destinado a receber presos com permanência de até 10 dias.
Fonte: Gazetaonline – Tiago Félix|CBN Vitória
Foto: TJES/Divulgação
Fonte: OAB/ES
