23 | 12 | 2014
OAB-ES entrega carteiras a 26 novos advogados em cerimônias excepcionais
Para que os aprovados no Exame de Ordem possam começar 2015 atuando na advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) realizou, excepcionalmente, duas cerimônias de entrega de Carteiras nesta segunda (22) e na última sexta-feira (19). Durante as solenidades, 26 novos advogados receberam a carteira profissional.
Em seu discurso, o presidente da Ordem, Homero Junger Mafra, falou sobre liberdade e igualdade: “O ministro Evandro Lins e Silva dizia ‘eu não gosto do direito, eu gosto da liberdade’. E é uma coisa que está dentro de nós, a luta pela liberdade, a luta é da essência do advogado.”
O presidente disse ainda: “Estamos aqui, prestando um compromisso voluntário e chamando vocês para participarem das várias comissões da Ordem. Não existe diferença entre nós. Vocês são iguais ao presidente do Supremo. Se os juízes quando chegam ao Supremo têm algum temor em relação ao presidente, nós, advogados, só devemos a ele respeito na medida em que nos respeita. A advocacia é conflitiva, mas você pode ser tranquilamente bem educado e não submisso. Devemos nos impor sem arrogância, porque o direito que você defende não é seu e sim de seu cliente.”
As palavras renovação, valores e ética fizeram parte do discurso do presidente da Ordem : “Tenho a certeza que vocês são esta Casa. Quando vejo os novos advogados acredito neste futuro. Vocês têm que ter a clareza que a Ordem não é uma instituição longe de vocês. Vocês fazem parte da Ordem e são chamados a assumi-la. Hoje a Ordem é fundamentalmente nova, mas é nova presa a valores universais, da luta pela democracia, da defesa das prerrogativas profissionais e do fortalecimento do Poder Judiciário.”
Homero Mafra enfatizou: “O bom advogado não é aquele que tem grandes amigos e sim aquele que tem seriedade, postura e compostura. Claro que a compensação financeira é importante, mas o dia em que a compensação financeira passar a ser nosso mote e nosso sentido, a advocacia deixará de ter a razão de ser. Pelo menos a advocacia de sonhos, da busca da utopia, aquela que nos faz sonhar a cada dia com um mundo mais justo, mais humano e mais fraterno. Vocês são a advocacia de hoje e seremos juntos a advocacia de amanhã. A força da juventude, a força da experiência, os mais jovens, os mais velhos, num abraço fecundo fazendo valer a mais bela das profissões que é a advocacia.”
A paraninfa da turma, nesta segunda-feira (22), a conselheira seccional, Alessandra Lignani de Miranda Starling e Albuquerque, ressaltou o amor na profissão: “Que a gente faça da advocacia um trabalho com seriedade, com característica de compromisso, lealdade, honestidade e princípios éticos. Da mesma forma que a gente tem amor a nossa família, comemora isso na época de Natal e agradece a Deus, que a gente ame a nossa profissão, que a gente possa exercer o direito, a advocacia, com o mesmo amor. Acredito que aquele que ama faz porque gosta e, desta forma, temos seriedade e compromisso. Vocês são o futuro de tudo aqui. A gente está aqui por acreditar em um projeto em prol da advocacia. Quero que sigam a profissão com humildade e simplicidade. Ser simples não é não ser conhecedor. Desejo que 2015 seja de muito sucesso e ética.”
Compuseram a mesa na última sexta e nesta segunda-feira a conselheira seccional, Alessandra Lignani de Miranda Starling e Albuquerque, o conselheiro seccional, Claudio de Oliveira Santos Colnago, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado, Rodrigo Cardoso Freitas, e o advogado José Renato Silva Martins.
Fonte: OAB/ES