30 | 09 | 2013
Direitos humanos: Conselho da OAB-ES aprova concessão da comenda Ewerton Montenegro para Gilmar Ferreira
O presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Gilmar Ferreira de Oliveira, será agraciado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES) com a comenda Ewerton Montenegro Guimarães, concedida aos que se destacam na luta em defesa dos direitos humanos.
A concessão da comenda foi proposta pelo presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, e aprovada por aclamação pelo Conselho Seccional, em sua mais recente reunião ordinária, realizada dia 25.
A entrega da comenda já tem data marcada, será em 09 de dezembro, véspera da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Gilmar Ferreira de Oliveira é mineiro de Santa Maria do Suassuí e vive no Espírito Santo há 34 anos. Desde abril de 2011, preside o Conselho Estadual dos Direitos Humanos, entidade que ajudou a fundar. Foi, durante dois mandatos, coordenador geral do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra. Também é secretário-executivo do Comitê Estadual pela Erradicação da Tortura, Tratamentos Cruéis e Degradantes e conselheiro nacional do Movimento Nacional de Direitos.
Ewerton Montenegro
Ewerton Montenegro Guimarães se destacou como um atuante e importante advogado militante da causa dos direitos humanos. Como membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-ES e com uma vida voltada para a defesa da vida, Ewerton se destacou no combate ao crime organizado no Estado e na defesa árdua das vítimas da violência, trabalho feito, muitas vezes, gratuitamente.
Foi um dos primeiro a denunciar o Esquadrão da Morte no Estado e registrá-lo em livro ‘A Chancela do crime: a verdadeira história do esquadrão da morte’, publicado em 1978.
Foi advogado da Arquidiocese de Vitória e da família do padre francês Gabriel Maire, assassinado em Vila Velha. Faleceu em maio de 2002.
Fonte: OAB/ES
