OAB/ES

Diante do que eu vi no Centro de Triagem de Viana, as celas metálicas são luxo, afirma presidente da OAB-ES

25 | 06 | 2012

Diante do que eu vi no Centro de Triagem de Viana, as celas metálicas são luxo, afirma presidente da OAB-ES

“Diante do que eu vi no Centro de Triagem de Viana, as celas metálicas são luxo”, declarou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES), ao falar sobre as condições degradantes às quais estão submetidos os cerca de 700 presos provisórios amontoados nas celas da unidade penitenciária, onde a capacidade máxima é de apenas 172 detentos.

O presidente da OAB-ES esteve no Centro de Triagem de Viana na última sexta-feira (22), acompanhado do diretor tesoureiro da Seccional, Délio José Prates do Amaral, e do advogado Hilton Miranda Rocha. “Eu já vi muito horror em presídio, mas acho que nenhum como esse”, afirmou Homero Mafra, que já havia denunciado a superlotação do Centro de Triagem de Viana em audiência pública realizada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo no último mês de maio e também ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Pedido de inspeção à Secretaria de Direitos Humanos 

“O quadro é dantesto, é de gravidade extrema, é de desrespeito a todo e qualquer direito que se garante ao preso”, disse Homero Mafra que já encaminhou um pedido de inspeção extraordinária no CTV à Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes.

Reunião com secretários de Estado

O presidente da OAB-ES também se reuniu, nesta segunda-feira (25), com o secretário de Estado, Robson Leite, e com o secretário de Justiça, Angelo Roncalli: “Recebi aqui na Ordem os secretários, que me disseram que o governo está trabalhando para mudar este quadro. Acolho esta notícia, mas penso que quando 700 presos são amontoados em um lugar onde cabem 172 é porque há uma formulação errada de uma política pública fundamental. Sinceramente, espero que o governo tome providências para que este quadro seja revertido.”

“A posição da Ordem é de chamar a atenção das autoridades públicas para os problemas que verifica e que enxerga. Contribuirá, se chamada, na medida de sua possibilidade, mas cumpre seu papel de denunciar um quadro que é inaceitável”, acrescentou.

Cobrança ao MPES

O presidente da Seccional ressaltou, ainda: “É preciso também que o Ministério Público cumpra o seu papel de fiscalizar os presídios, que não feche os olhos para a superlotação que existe hoje nas penitenciárias capixabas. Alguns dirão que todos os presídios brasileiros estão superlotados, é verdade, mas o papel de fiscalizar o Ministério Público não pode abrir mão dele.”

 

Fonte: OAB/ES

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Diante do que eu vi no Centro de Triagem de Viana, as celas metálicas são luxo, afirma presidente da OAB-ES. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oabes/diante-do-que-eu-vi-no-centro-de-triagem-de-viana-as-celas-metalicas-sao-luxo-afirma-presidente-da-oab-es/ Acesso em: 31 out. 2025
Sair da versão mobile