OAB/ES

Advocacia perde Ímero Devens, exemplo de profissional

29 | 05 | 2012

Advocacia perde Ímero Devens, exemplo de profissional

“Uma perda inestimável não só para a advocacia capixaba, mas para a toda advocacia brasileira, por sua estatura ética e moral”, afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, ao lamentar o falecimento do advogado Ímero Devens, nesta terça-feira (29).

O presidente da Seccional lembrou o período em que trabalhou com Ímero Devens:  “Tive a honra e o privilégio de trabalhar com ele na CST. Foi um dos profissionais mais sérios e íntegros que conheci. Aprendi muito com Dr. Ímero. Com ele, vivi momentos na advocacia que se transformaram em lições que carrego sempre comigo.”

Ímero Devens completaria 77 anos no próximo dia 8. Era inscrito na OAB-ES desde 1964. Na Seccional ocupou o cargo de conselheiro, de 1971 a 1973. Foi também conselheiro federal, de 2001 a 2003, e membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), de 1995 a 1997. Desde 1990, era sócio do escritório Ímero Devens Advogados.

Prestou serviço para diversas empresas. Foi advogado da Vale durante 28 anos, onde exerceu cargos de gerenciamento jurídico de âmbito regional e de assessoramento na sede da empresa. Na Companhia Siderúrgica de Tubarão, foi assessor jurídico da diretoria.

Depoimentos

Agesandro da Costa Pereira – Ex-presidente da OAB-ES

“Ímero foi um dos mais brilhantes advogados do Estado, pela sua cultura jurídica, pela sua postura, pela sua fidelidade aos princípios que regem a Ordem. Era, sobretudo, um grande amigo dos advogados . Ele desempenhou aqui na nossa Seccional papéis importantes e foi representante da nossa Seccional no Conselho Federal. A Ordem perde com o falecimento dele. Não só a Ordem e sim todos os advogados do Espírito Santo. Ele foi um dos valores mais importantes da vida cultural, política e social do Estado.”

Antonio Augusto Genelhu Junior – ex-presidente da OAB-ES

“Eu acho que é uma perda muito grande para a categoria e com certeza para a cidadania. Dr. Ímero foi um exemplo de advogado, tanto que orientou seus filhos no caminho de uma advocacia sadia. É um exemplo de cidadão e de chefe de família. Esta é uma perda irreparável. Com certeza, ele será recebido no plano superior com as honrarias que merece.”

Carlos Magno Gonzaga Cardoso – Ex-presidente da CAA-ES

“Trabalhei com Dr. Ímero Devens por diversas vezes, em dois períodos, em empresas de Vitória. Posso declarar que conheço a sua dedicação à advocacia, sua capacidade de trabalho e amor ao direito, bem como a capacidade de superar os desafios que a advocacia oferece a todos que a exercem.”

Fernando Coelho Madeira de Freitas – advogado trabalhista e ex-conselheiro seccional

“Conheci Dr. Ímero na antiga CST e ele era o advogado responsável pelo contencioso da empresa. Dr. Ímero era um advogado brilhante, que transitava na maioria das áreas, civil, trabalhista, previdenciária. Ele se mantinha sempre atualizado. Era extremamente responsável com prazos, e aprendi muito com ele. Me lembro de um episódio emblemático, estávamos correndo atrás de uma determinada liminar e comentei que o juiz não gostaria e ele disse: Não estou disputando o sorriso do juiz. Não posso deixar de ressaltar a conduta dele quando Conselheiro da OAB. Fico muito entristecido.”

José Hildo Sarcinelli Garcia – conselheiro seccional

“A minha relação com ele era forte. Trabalhei com ele , foi meu chefe. Lembro que ele foi um dos iniciadores da minha carreira. Foi com ele que eu dei os primeiros passos em matéria de direito do trabalho. Uma pessoa tremendamente honrada, que eu tenho orgulho de ter trabalhado e de ter recebido os primeiros ensinamentos em matéria de direito do trabalho.  Tenho a lembrança de um profissional exemplar, com grande capacidade e espírito de luta. Tivemos muitas lutas juntos e das quais eu muito me orgulho. É grande a minha tristeza nessa perda prematura de uma pessoa amiga que foi tão importante na minha carreira profissional.”

 

Velório e sepultamento

O corpo do advogado Ímero Devens será velado a partir das 10 horas desta quarta-feira  (30) no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras. O sepultamento está marcado para as 15 horas.

 

Fonte: OAB/ES

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Advocacia perde Ímero Devens, exemplo de profissional. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oabes/advocacia-perde-imero-devens-exemplo-de-profissional/ Acesso em: 12 nov. 2025
Sair da versão mobile